Em meio a processo de revitalização, vazamento compromete centenas de livros em biblioteca do Colégio Odila Gay da Fonseca

Após contratempo, apoio da comunidade para melhorar o espaço passa a ser ainda mais importante

 

Justamente quando a AMBI (Associação dos Moradores do Bairro Ipanema) ensaiava mais um passo importante no projeto de ajudar a revitalizar a biblioteca Dr. Luiz Pacheco Prates, do Colégio Odila Gay da Fonseca, na Zona Sul de Porto Alegre, um vazamento nos canos da parede avariou parte do acervo, fazendo com que pelo menos uma centena de livros fosse perdida e outras cem obras ficassem seriamente avariadas, mas ainda com possibilidade de recuperação – confira a lista de livros avariados na Fanpage da biblioteca do Odila (https://www.facebook.com/BibliotecadoOdila/). Com o incidente e a perda dos livros, a recuperação da biblioteca escolar passa a ser ainda mais urgente e, portanto, em razão das sérias restrições financeiras que as instituições de ensino estaduais enfrentam, o apoio da comunidade, como tem sido feito por meio da associação de moradores, se torna fundamental.
Durante o ano de 2018, a AMBI iniciou a campanha de revitalização da biblioteca do Odila após a constatação de que a escola estava sem condições de mantê-la permanentemente aberta, só o fazendo em alguns dias e turnos e sob iniciativa e esforço pessoal das professoras Iael e Terezinha. Para reverter a situação, a AMBI começou a arrecadar e doar livros de uma lista sugerida pelos professores e, depois, a buscar mão de obra voluntária para ajudar a organizar e catalogar todo o acervo da biblioteca, além da aquisição dos softwares adequados. Jorge Paz Estácio, um dos diretores da entidade, começou a trabalhar diretamente na biblioteca da escola desde novembro, durante parte das tardes, no intuito de ajudar a manter a biblioteca em funcionamento o maior tempo possível. Empolgado com o poder da leitura, Jorge ressalta que manter a biblioteca em funcionamento é estimular o hábito de ler, é investir no futuro não apenas das crianças e dos jovens do Odila, mas também da sociedade como um todo, já que a leitura traz conhecimento, favorece uma visão mais crítica e estabelece perspectivas mais amplas, fortalecendo a própria democracia.
Para colaborar com a campanha de revitalização da biblioteca do Colégio Odila Gay da Fonseca, seja doando livros, materiais de escritório ou oferecendo ajuda voluntária, entre em contato com a AMBI através da página no Facebook: https://www.facebook.com/ambi.ipanema/?ref=br_rs.