Polêmico projeto de loteamento em Ipanema é tema de programa de rádio

Programa irá ao ar pela Ipanema Comunitária neste sábado, às 13h, e terá reapresentação na quarta-feira, às 20h, pela frequência FM 87.9 ou em http://ipanemacomunitaria.com.br  

 

 
Um dos assuntos mais debatidos, atualmente, na Zona Sul de Porto Alegre é a proposta de instalação de um loteamento em uma área de 12,9 hectares na divisa dos bairros Ipanema e Espírito Santo. A licença para iniciar a obra foi autorizada, mas, dias após, uma liminar judicial suspendeu, pelo menos temporariamente, esta possibilidade. Assim como aconteceu 18 anos, a comunidade está unida para tentar impedir o desmatamento da área verde e o consequente desalojamento de espécies animais, além de ser contrária à canalização do Arroio Espírito Santo.

Por isso, a Rádio Ipanema Comunitária (FM 87.9) não poderia deixar de fora da programação o debate sobre este polêmico empreendimento. Assim, neste sábado, dia 1º/12 (às 13h), o programa Cidade Sustentável – que é apresentado por Ana Barros Pinto e conta com Alexsandro Magalhães na técnica – tratará exclusivamente do tema, informando as novidades sobre o assunto e também fazendo uma retrospectiva das manifestações comunitárias contrárias à instalação do loteamento, que aconteceram, primeiramente, no ano 2000 e que, novamente, voltaram a ser verificadas a partir de novembro de 2018. Participam do programa apresentado pela jornalista Ana Barros Pinto (à esquerda), Sandra Jussara Mendes Ribeiro, moradora da região e conselheira da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Eduardo Argolo, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) – uma das entidades que coordena o Movimento Preserva Arroio Espírito Santo -, e o jornalista Gustavo Cruz da Silveira, editor de O Jornalecão (jornal que informa a população sobre o assunto desde o início da polêmica, no verão do ano 2000). O programa terá reprise na quarta-feira (dia 5/12), às 20h. Além de ouvir o programa Cidade Sustentável pelo rádio, é possível assistir ao programa pela internet (http://ipanemacomunitaria.com.br), nos horários das transmissões. Após a primeira transmissão do programa, também será possível assisti-lo por um link que estará disponível no blog da Rádio Ipanema Comunitária.