Suspensa licença de instalação de empreendimento em Ipanema

Decisão judicial suspende qualquer intervenção na área, pelo menos, até 5 de dezembro

 

Poucos dias após ser autorizada, a licença de instalação do Loteamento Ipanema está suspensa. Em caráter liminar, a 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital considerou o risco iminente da supressão da vegetação e suspendeu a autorização ao empreendedor, que, não poderá dar início às obras, pelo menos, até audiência de conciliação marcada para 5 de dezembro. O pedido, feito pelo Ministério Público Federal, atende à reivindicação de uma frente de entidades formada por associações locais (como a Associação dos Moradores do Bairro Ipanema e a Sociedade Amigos de Guarujá) e entidades ambientalistas que integram a Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDEMA-RS). Estas entidades e moradores da Zona Sul Porto Alegre estão unidos no Movimento Preserva Arroio Espírito Santo (www.facebook.com/PreservaArroioES), que defende a preservação da fauna e da flora de área verde de 12,9 hectares na divisa dos bairros Ipanema e Espírito Santo, além de ser contrário à canalização do arroio. 

 

 

 

Movimento defende que área seja de preservação permanente

 

Além do desmatamento no local e do desalojamento de espécies animais, o Movimento Preserva Arroio Espírito Santo também está preocupado com outros possíveis impactos ao ambiente, com alteração no microclima da região (com consequente elevação da temperatura) e possibilidade de aumento na frequência de alagamentos na região em caso de canalização do Arroio Espírito Santo. Entre as propostas do grupo, está a transformação do terreno em Área de Preservação Ambiental, sugerindo, entre as possibilidades de solução para o impasse, a permuta da propriedade por outra pertencente ao município.

Desde outubro, além de solicitações na Justiça, contatos com órgãos públicos e entidades, o movimento já realizou duas manifestações públicas (caminhadas na orla nos dias 4 e 11 de novembro), cinco reuniões abertas à comunidade (sempre às terças-feiras, às 19h30, na sede do Clube do Professor Gaúcho, na Avenida Guaíba, 12060). Paralelamente, está sendo promovida petição pela preservação do local, no site O Bugio (até o momento, mais de 27 mil pessoas aderiram ao abaixo-assinado).

A mobilização popular garantiu, ainda, que o debate da questão pelo poder público. No dia 22 de novembro, o projeto do Loteamento Ipanema foi tema de reunião extraordinária na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal. E, no dia 29 de novembro (terça-feira), às 14h, o Conselho Municipal do Meio Ambiente também debaterá o assunto, em reunião, aberta ao público, na Avenida Borges de Medeiros, 2244.

 

Leia mais em

Projeto de loteamento em Ipanema será debatido em reuniões
Moradores da Zona Sul realizam nova manifestação em defesa de mata e arroio
Comunidade abraça causa e área de mata nativa em Ipanema
Moradores da Zona Sul de Porto Alegre promovem segunda reunião sobre o polêmico projeto do Loteamento Ipanema
Entidades e moradores da Zona Sul de Porto Alegre se reúnem para debater implantação do Loteamento Ipanema