Moradores da Zona Sul de Porto Alegre pedem averiguação do projeto do Loteamento Ipanema

Preocupados com o iminente desmatamento em uma área de mais de 12 hectares destinada a um empreendimento imobiliário e os consequentes impactos ao ambiente e à mobilidade urbana na região dos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá, uma comissão formada por representantes de diversas entidades da Zona Sul de Porto Alegre solicitou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), na manhã de 1º de novembro, que realize procedimentos de averiguação quanto à licença ambiental do empreendimento, que pode ser emitida nos próximos dias com o objetivo de autorizar o início das obras do Loteamento Ipanema. 

Assim como aconteceu há 18 anos (quando solicitaram ao Ministério Público que recorresse à Justiça), associações, outras entidades de região e pessoas físicas que integram a comunidade, estão se opondo à efetivação do projeto que prevê a construção de prédios na região da orla e também são contrários à canalização do Arroio Espírito Santo. 

Além de fazer o pedido de providência ao secretário da Smams, Maurício Fernandes, o movimento está promovendo um abaixo-assinado, no site O Bugio, onde é possível assinar uma petição, contrárias à derrubada da mata e à canalização do Arroio Espírito Santo, que, nos primeiros oito dias, já reuniu mais de 7 mil assinaturas de pessoas que se opõem à efetivação do empreendimento.

 

Neste domingo, mobilização contrária ao desmatamento promete unir a comunidade no calçadão de Ipanema

 

O movimento, que adotou o nome de Preserva Arroio Espírito Santo, também está mobilizando a comunidade a aderir a causa, utilizando diariamente as redes sociais, e promove, neste domingo (4 de novembro), uma grande mobilização em Ipanema. A concentração será às 16h, no início do calçadão (esquina da Avenida Guaíba com a Rua Déa Coufal), de onde os participantes farão uma caminhada em direção ao empreendimento, na Avenida Guaíba, 12100. Após a caminhada, de mais de 2 quilômetros, serão realizadas atividades alusivas à preservação do meio ambiente. 

Mais informações sobre a Caminhada pela Preservação em www.facebook.com/events/340989816650914/.  

 

 

Saiba mais sobre a polêmica do Loteamento Ipanema em:

Moradores da Zona Sul realizam caminhada em defesa da mata nativa e do arroio Espírito Santo

Moradores da Zona Sul de Porto Alegre promovem segunda reunião sobre o polêmico projeto do Loteamento Ipanema

Entidades e moradores da Zona Sul de Porto Alegre se reúnem para debater implantação do Loteamento Ipanema