Moradores da Zona Sul realizam caminhada em defesa da mata nativa e do Arroio Espírito Santo

Neste domingo (4 de novembro), a partir das 16h, mobilização contrária ao desmatamento em área de mais de 12 hectares promete unir a comunidade no calçadão de Ipanema

 

Mais de 18 anos depois de evitar a continuidade do projeto e a implantação do Loteamento Ipanema, moradores e entidades da Zona Sul de Porto Alegre estão se unindo para tentar, novamente, impedir o desmatamento em uma área de 12,9 hectares na divisa dos bairros Ipanema e Espírito Santo. Depois de uma longa batalha judicial, o empreendedor recebeu o direito a prosseguir com o projeto, que está paralisado desde o ano 2000, quando o Ministério Público atendeu ao pedido de milhares de pessoas e recorreu à Justiça.

Mas a comunidade não está satisfeita com o projeto que prevê a construção de prédios nas proximidades do Guaíba e que, certamente, se efetivado, ocasionará impactos ao ambiente e à circulação de veículos, entre outros efeitos colaterais. Além de estar promovendo abaixo-assinado que já conta com mais de 4.350 assinaturas e estar em contato com Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade para propor alterações, o Movimento Preserva Espírito Santo está promovendo uma grande mobilização para este domingo (4 de novembro), em Ipanema. A concentração será às 16h, no início do calçadão (esquina da Avenida Guaíba com a Rua Déa Coufal), de onde os participantes farão uma caminhada em direção ao empreendimento. No trajeto de mais de 2 quilômetros, a previsão é de que muitos frequentadores do calçadão se integrem à manifestação, além de tomarem consciência dos acontecimentos. Ao final da caminhada, haverá diversas atividades que estão sendo programadas e serão divulgadas nos dias que antecedem o evento. Mais informações sobre a Caminhada pela Preservação em www.facebook.com/events/340989816650914/.

E para assinar o abaixo-assinado virtual Não à derrubada de Mata Atlântica e não à canalização do Arroio Espírito Santo em Porto Alegre, acesse a petição no site O Bugio.

 

 

Entenda as principais razões de contrariedade da comunidade em relação ao projeto

 

Após 17 anos de embate judicial (que começou no ano 2000, quando milhares de pessoas se manifestaram contra o projeto e recorreram ao Ministério Público), a Maiojama está próxima de conseguir a Licença de Instalação do Loteamento Ipanema, que poderá ser reemitida, nos próximos dias, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). Na prática, esta autorização municipal garantiria ao empreendedor o direito de dar início às obras na área de 12,9 hectares, na Avenida Guaíba, 12100, em Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre. No entanto, assim como aconteceu há 18 anos, a comunidade mostra contrariedade com o projeto, com diversas entidades e pessoas físicas se unindo contra algumas propostas do empreendedor, entre elas, a canalização do Arroio Espírito Santo e a derrubada de, aproximadamente, 9 hectares de mata, o que, além de desalojar diversas espécies animais, poderia, segundo os reclamantes, alteraria o microclima da região. Outro impacto inevitável, em caso de implantação do loteamento, seria no trânsito, com centenas de veículos utilizando vias de acesso que não deverão sofrer melhorias em curto prazo: as avenidas Guaíba, Juca Batista e Serraria.  

Mais informações sobre o Movimento Preserva Espírito Santo no Facebook.

 

Leia mais em

http://www.jornalecao.com.br/2018/10/22/entidades-e-moradores-da-zona-sul-de-porto-alegre-se-reunem-para-debater-implantacao-do-loteamento-ipanema/