Oficina gratuita Coração do Bem acontece nesta quarta em Porto Alegre

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) promove nesta quarta-feira (10), às 14h, no auditório da Casa do Artesão de Porto Alegre (Avenida Júlio de Castilhos, 144), a oficina gratuita Coração do Bem, na qual será ensinada a técnica artesanal de confecção de almofadas em formato de coração, que proporciona conforto, apoio e descanso do braço às mulheres submetidas à mastectomia (cirurgia de retirada da mama), que ficam impossibilitadas de encostar os braços no corpo após o procedimento.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3226-3055 ou pessoalmente, na Casa do Artesão, antes do início da oficina. As artesãs da Casa já confeccionaram almofadas de coração, que serão doadas a entidades que atendem pacientes com câncer de mama.
De acordo com informações do site do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano no Brasil. A estimativa da instituição é de que sejam diagnosticados 59.700 novos casos em 2018.

Outubro Rosa

Outubro é reconhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. O movimento denominado Outubro Rosa visa a compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Simboliza o alerta para a realização do autoexame e, a partir dos 50 anos, da mamografia. A iniciativa teve início, em 1990, na Corrida pela Cura, em Nova York. No Brasil, chegou nos anos 2000 e é conhecida pela iluminação de prédios com a cor rosa, que representa a união dos povos pela saúde feminina.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.