Mutirão mundial de limpeza nas praias vai mobilizar a Zona Sul neste sábado

Apesar de ser tratado, muitas vezes, como uma lixeira, o Guaíba faz muito mais do que abastecer Porto Alegre com água: traz saúde, lazer e inspira iniciativas, como o “World Clean Up Day”

 

Tantas vezes acusada de virar às costas para o Guaíba, Porto Alegre tem esse nome justamente em razão de sua relação geográfica e afetiva com ele. O fato de não saber a denominação correta – se é lago ou rio – reflete, certamente, a complexidade geológica e morfológica que envolve o Guaíba, mas essa incerteza não apaga a história e também não explica a falta de intimidade de grande parte dos porto-alegrenses com o seu principal manancial.

Recentemente, o sucesso de público em alguns locais que receberam obras, como a revitalização de trechos da orla junto ao Gasômetro e o píer na área do antigo Estaleiro Só, deixou claro que, se houver a possibilidade de a população desfrutar do Guaíba, ela o fará. Mas desfrutar não quer dizer preservar e, se essa consciência não fizer parte da relação com o Guaíba, teremos todos falhado em nossas responsabilidades. Seja o poder público (com a tarefa de administrar tudo que envolve cada etapa que integra o sistema de saneamento básico), seja o cidadão comum (com a tarefa de ligar o esgoto doméstico na rede correta e de descartar os resíduos de forma apropriada), uma coisa deve ser clara: todos têm responsabilidades, assim como todos sofrem as consequências. É inútil querer cuidar das riquezas naturais sem cuidar também dos resíduos, porque o destino de todo lixo descartado de forma incorreta é, inevitavelmente, dentro do corpo de água mais próximo, que, no nosso caso, é o Guaíba.

Enquanto muitos países precisaram perder o acesso à água para perceber a sua importância, o Brasil – apesar de sua abundância hídrica – não vai ter todo esse tempo. Por isso, campanhas e iniciativas buscando a preservação de rios, lagos, mares, arroios e todo tipo de corpo de água têm sido realizadas pelo mundo todo, inclusive aqui, na Zona Sul de Porto Alegre.

Dia Mundial da Limpeza nas Águas do Guaíba - Divulgação

 

O movimento World Clean Up Day, também conhecido como Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, nasceu na Estônia e é liderado pela Fundação internacional “Let’s Do IT”. O movimento “World Clean Up Day” é maior ação cívica simultânea já realizada no mundo, com a participação de 150 países – entre os quais o Brasil, com 358 cidades engajadas. Foram as gaúchas Aline Néglia (responsável pelo Blog “Impacta o Mundo”, que realiza a curadoria e produção de conteúdos para sustentabilidade), Cinthia Bordini (representante do Greenpeace em Porto Alegre) e a engenheira Ligia Miranda (diretora da ONG TodaVida) que trouxeram o evento para Porto Alegre, que, devido às chuvas, teve a data transferida do dia 15 de setembro para 6 de outubro (sábado). Todo lixo recolhido passará por triagem e será catalogado por estudantes das faculdades UniRitter, Factum e IFRS – que seguirão metodologia de coleta de dados da ONU (Projeto Mares Limpos), com os resultados sendo enviados para o banco de dados da ONU, que contribuirá para projetos de pesquisa pelo mundo – e a retirada dos resíduos será feita pela Prefeitura, por meio do DMLU.

Moradores de Porto Alegre estarão utilizando veleiros, lanchas, canoas, caiaques e pranchas de Stand Up Paddle para coletar resíduos no Guaíba e chamar a atenção para o descarte irregular de lixo em nossas águas. A limpeza terrestre começa às 15h, na Prainha do Pontal, junto à área do antigo Estaleiro Só (Avenida Padre Cacique, 2893), no bairro Cristal. Já a limpeza das águas será feita a partir dos clubes náuticos que participarão da ação (Veleiros do Sul, Jangadeiros, Sava, Iate Clube Guaíba e União/Ilha), que reunirão seus associados em suas dependências a partir das 13h30, realizarão a coleta em distintos locais e têm previsão de chegada ao Pontal para transbordo dos resíduos às 16h30.

 

Programação Completa:

  • 13h30: clubes reúnem seus associados e saem para as águas
  • 15h: início do evento terrestre, com Dança do Leão (Centro Cultural Chinês) e início do mutirão na orla
  • 16h30: Chegada dos resíduos no Pontal (por terra e por água)
  • 16h45: Entrega das planilhas e fechamento técnico + com Dança do Leão (Centro Cultural Chinês)
  • 17h: Show Musical de Jazz
  • 17h30: Retirada dos resíduos por parte do DMLU