Chegada da primavera colore a Zona Sul de Porto Alegre

Nós, que vivemos no sul do Brasil, temos o privilégio de experienciar as quatro estações do ano de formas bem definidas. Estamos vivendo um momento especial, o inverno termina e começa a primavera… Isso acontece no equinócio de setembro.

Mas o que é equinócio? É a época do ano em que o Sol corta o equador celeste, fazendo a claridade do dia e a sombra da noite terem o mesmo número de horas. A partir do equinócio de setembro, os dias vão se tornando, pouco a pouco, maiores do que as noites, até chegar o equinócio de março, no fim do verão, quando as noites começam a ficar maiores do que os dias, atingindo seu ápice no inverno.

Em 2018, o equinócio de primavera ocorre em 22 de setembro e oficializa a chegada da estação, após um inverno frio e chuvoso no qual as plantas, os animais e nós, humanos, ficamos mais recolhidos. Na medida em que a primavera vai se aproximando, nossos organismos já começam a se adaptar às mudanças, pois também somos parte da natureza e fazemos parte do seu ciclo de renovação.

Nós, moradores da Zona Sul, que vivemos mais próximos da natureza, podemos perceber com mais intensidade esta mudança, porque dizem que, nessa época, o romantismo está no ar: as aves parecem cantar mais alto, as flores explodem em cores e perfumes… Os dias parecem ficar mais encantadores na primavera!


Para celebrar a chegada da primavera, nossa equipe selecionou algumas fotos de uma de nossas leitoras mais engajadas, Lúcia Debom, e também versos de alguns poetas brasileiros:

 

“Mas é certo que a Primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.”

Cecília Meirelles

 

 

“Que a Primavera venha leve, suave e calorosa, enchendo de cor o dia a dia, e iluminando os corações gelados…”

Caio Fernando Abreu

 

 

“Sejamos como a Primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores.”

Clarice Lispector

 

 

“As mais belas flores nascem após os rigorosos invernos. Não tenha medo das dificuldades da vida, pois podem lhe trazer grandes jardins…”

Augusto Cury

 

 

“Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando”

                             Mario Quintana