Grafar no Clube de cultura

Encontro da Grafar no Clube de Cultura reúne várias gerações de cartunistas

No dia 5 de setembro, 60 cartunistas gaúchos, de diferentes gerações, se reuniram no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853, no bairro Bom Fim) para mostrar seus trabalhos, trocar experiências, conversar com o público e, claro, desenhar. Organizado pela Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul), que foi criada na década de 1980 para fortalecer o grafismo gaúcho e promover a troca de conhecimentos entre cartunistas, quadrinistas, chargistas, designers, artistas plásticos e todo tipo de artistas gráficos.
No encontro, estiveram presentes artistas renomados que fizeram a história da Grafar e do próprio grafismo gaúcho – como Edgar Vasques, Eduardo Simch, Gilmar Fraga, Louzada e Santiago -, além de alguns expoentes das gerações mais recentes – como Bruno Ortiz, Fabriano Rocha, Gabriel Renner, Jean Pico, Kika Freitas, Leandro Dóro, Leandro Hals, Mariana Villa Real, Samantha Floor, Rafael Corrêa, Rodrigo Chaves, etc.
Os integrantes da Grafar costumam se reunir semanalmente, às sextas-feiras, no bar Tutti Giorni (Viaduto Otavio Rocha – avenida Borges de Medeiros, 71), e às quartas-feiras, nas sessões de modelo vivo no Café Cartum (Rua José do Patrocíno, 637), além de já ter um novo encontro no Clube de Cultura marcado para o dia 17 de outubro. Para acompanhar o trabalho dos artistas que estiveram presentes no evento, se informar sobre outros encontros ou mesmo apresentar projetos, podem contatar através da página no Facebook (https://www.facebook.com/cartunistasgauchos/).