Avenida Coronel Marcos em obras

Durante o mês de agosto, serão efetuadas melhorias para qualificação do trânsito na região


Anunciadas no ano passado e debatidas com a comunidade desde então, as obras na Avenida Coronel Marcos, finalmente, tiveram início. O ato oficial de lançamento foi realizado na manhã de 31 de julho, contando com com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e de outros representantes do Município, além de integrantes da comunidade.

A previsão é de que, em 30 a 40 dias, serão realizadas diversas melhorias com o objetivo de qualificar o trânsito na avenida, considerada um dos principais pontos de lentidão no trânsito da Zona Sul de Porto Alegre. Além de agilizar os deslocamentos, as obras preveem outros benefícios, como redução do número de acidentes, em cerca de 25%, após a qualificação da via.
A obra, reivindicada há muitos anos pela comunidade, é dividida em quatro trechos, mas, neste primeiro momento, serão executados os dois primeiros, cujos valores já estão garantidos, parte deles por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas no aplicativo #EuFaçoPoa (por meio da ferramenta ConstruaPoa), no qual é possível, além de contribuir com a realização de obras na cidade, acompanhar seus projetos e etapas de realização. Os demais trechos necessitam da integralização dos valores necessários (em arrecadação por meio do aplicativo) para serem realizados.
Nestes dois trechos iniciais, que incluem o final da Avenida Wenceslau Escobar e parte da Avenida Coronel Marcos (do início até a esquina com a Travessa Pedra Redonda), as atividades serão concentradas à noite (de segunda à sexta) e também nos finais de semana, como forma de impactar menos o já complicado trânsito no local.
Após as melhorias, além de acessos facilitados em pontos críticos – como as entradas da AABB e do bairro Sétimo Céu –, a via passará a contar com faixa reversível semaforizada, o que será previamente divulgado pela EPTC. Desta forma, no horário da manhã serão destinadas três faixas para o sentido bairro-Centro e apenas uma no sentido oposto. À tarde, haverá a inversão de sentido, facilitando o retorno para a Zona Sul.