Há dois anos, projeto Banho Solidário leva dignidade à população de rua em Porto Alegre

Com o inverno rigoroso do sul, assim como o frio, a preocupação com a população de rua também aumenta. O Grupo Banho Solidário surgiu como uma iniciativa da sociedade civil, sem vínculos políticos, religiosos ou lucrativos, que busca proporcionar banho quente para quem vive em situação de rua, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e a saúde dessas pessoas.
O Banho Solidário foi criado por Claudio Lacerda, em Vitória da Conquista, na Bahia, e trazido para a capital gaúcha pela porto-alegrense Leticia Andrade após contatos com o idealizador. Depois de uma campanha de financiamento coletivo pela internet para arrecadar os R$ 20 mil necessários para a construção do reboque adaptado com dois chuveiros quentes, o projeto Banho Solidário começou a funcionar em Porto Alegre em junho de 2016. Além do banho quente, as pessoas em situação de rua recebem também roupas limpas e lanche, tudo através de doações e de trabalho voluntário. Em dois anos de projeto, já foram 70 edições do Banho Solidário Porto Alegre, mais de 2 mil banhos realilzados e 7.800 pessoas atendidas.
Para colaborar, informe-se no site do projeto (www.banhosolidario.com.br). O grupo precisa de doações de roupas masculinas (meias, cuecas, calças, bermudas, sapatos, chinelos, etc.), além de toalhas e materiais de higiene (escova e pasta de dentes, aparelhos de barbear, cortadores de unha, etc.).

 

As doações podem ser entregues em 4 pontos de coleta:


Salazar Barber Shop – Rua Duque de Caxias, 460 – Centro

Mon Secret Lingerie – Av. Edgar Pires de Castro, 1564 – Abertas dos Morros
Podologia Moinhos – Av. 24 de Outubro, 591 – Moinhos de Vento
Na Av. João Pessoa, 75 – Portaria – Centro