Projeto para área do antigo Estaleiro Só é apresentado

Foi apresentado, em 12 de junho, o projeto Pontal, empreendimento que ocupará área na Avenida Padre Cacique (na Zona Sul de Porto Alegre) onde funcionou, até 1995, o Estaleiro Só, uma empresa construtora de navios fundada em 1850. Após a conclusão, o complexo sediado no bairro Cristal terá 114 mil m² de área construída e 28 mil m² de espaço público, denominado Parque Pontal. Financiado pela construtora Melnick Even e por BM Par Empreendimentos, com o custo de R$ 375 milhões, o novo espaço incluirá o Parque Pontal Shopping (com 166 lojas, restaurantes, praça de alimentação e cinema), torre com mais de 20 andares para consultórios, salas comerciais, um centro médico (ligado ao Hospital Moinhos de Vento) e um hotel.

 

Contrapartidas do empreendimento envolvem a Zona Sul e parque público começa a funcionar em julho

 

Divulgação Projeto PontalAlém do parque público, as contrapartidas relativas ao empreendimento envolvem execução de obra de drenagem, implantação de plataformas para estação de transporte coletivo e criação de novas vias locais. As contrapartidas também preveem a doação de equipamentos e instalações para integrar a Central de Controle e Monitoramento de Mobilidade (Cecomm) e o projeto e a execução de obras de readequação da Estação de Bombeamento de Esgotos C1, do Dmae, com o custo de eventuais desapropriações para o cumprimento das obrigações ficando sob responsabilidade do empreendedor.
As obras do parque deverão ser concluídas até dezembro de 2020 e as demais, até agosto de 2021. A partir da primeira semana de julho, a população já poderá usufruir um pouco do espaço, com a abertura de um parque, com deck de 600 metros quadrados de madeira, palco multiuso, prainha à beira do Guaíba, espaço para food trucks, bicicletário e quadra de areia para a prática de atividades físicas e esportivas.