Semana do Meio Ambiente terá muitas atrações em Porto Alegre

Com a preocupação crescente da população quanto aos cuidados em relação ao meio ambiente, muitos eventos e atividades ganham destaque durante o mês de junho, no qual é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Entre os destaques, estão seminários e workshops que tratam de buscar soluções para problemas verificados em todo o planeta, como a destinação correta dos resíduos sólidos e outras questões relacionadas aos cuidados com a água e com a natureza.

 

8º Seminário de Gestão Sustentável

 

No dia 6 de junho, a partir das 8h30, a TodaVida traz para o debate as temáticas de sustentabilidade e saúde no seu 8º Seminário de Gestão Sustentável, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O tema desta edição é “Sustentabilidade: condição para uma boa saúde”, com palestras relacionadas a saúde e medicina preventiva, planejamento urbano e saúde pública, produtos do dia a dia e a saúde, segurança alimentar e água, tecnologias para saúde e sustentabilidade. As inscrições gratuitas devem ser feitas em www.sympla.com.br. Mais informações sobre o evento em Facebook.

 

7º Seminário Cidade Bem Tratada

 

Nos dias 11 e 12 de junho, o seminário Cidade Bem Tratada proporcionará espaço para a discussão sobre novas plataformas e projetos ambientais ligados à gestão de resíduos sólidos, água e energias renováveis. Entre os temas do evento, estão o andamento da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a situação atual das águas (novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes) e as energias renováveis. O evento também será realizado no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre.

Uma das novidades desta edição do evento é que a Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas (promotora do evento) firmou parceria com a Unisinos e o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, possibilitando a ampliação das atividades. Fazem parte da programação, debate com a participação de representantes de instituições da área, cases de inovação, exposição fotográfica, intervenção coletiva, apresentação de trabalhos científicos inéditos produzidos em universidades e faculdades (com a premiação de três deles no evento). Os ingressos estão disponíveis em www.cidadebemtratada.com.br. Mais detalhes em Facebook.

 

9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

 

O maior evento técnico-científico realizado no Brasil sobre a temática também está com inscrições abertas (www.firs.institutoventuri.org). Além de continuar as discussões sobre o tema iniciadas em edições anteriores, o evento apresentará um visão ampla do assunto, abrangendo estudos acadêmicos e a visão governamental e empresarial, difundindo conhecimentos e provocando os participantes à reflexão sobre as suas consequências. O evento acontecerá de 13 a 15 de junho, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, na área central de Porto Alegre.