Melhorias facilitam trânsito na Zona Sul de Porto Alegre

Inauguração da Avenida do Parque e asfaltamento da Rua Schneider são opções contra engarrafamentos

 

Duas importantes obras foram inauguradas recentemente com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito na Zona Sul de Porto Alegre. Confira a seguir as novidades:

 

 

Avenida do Parque qualifica o trânsito na Zona Sul de Porto Alegre

 

Nova via é opção para desafogar o tráfego na região do bairro Cristal

 

Desde 24 de abril, os motoristas da Zona Sul contam com uma nova opção para trafegar no bairro Cristal, com a inauguração da Avenida do Parque, à margem do Arroio Cavalhada. A via, que tem 670 metros de extensão e três faixas de circulação, fará a ligação interna entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, cruzando o Jockey Club e possibilitando mais uma alternativa na circulação no bairro Cristal, em direção ao centro da cidade.

Foram instaladas, no local, também, as redes coletoras pluviais, a iluminação pública e a sinalização viária. Para possibilitar a travessia dos animais de um lado para outro do Jockey Club, a ponte permanecerá em pé por mais alguns meses (enquanto as novas baias estiverem em construção). No horário de treinos de corrida dos cavalos (entre 6h e 9h), a via ganhou sinalização especial para informar sobre a travessia dos animais.

A obra, executada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura e Mobilidade, contempla reivindicação da comunidade e faz parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). Antes da possibilidade de execução da Avenida do Parque, foi necessário o reassentamento de 1,4 mil famílias (outras 343 famílias ainda residem na área do arroio).

 

 

Asfaltamento da Rua do Schneider qualifica trânsito no bairro Hípica

 

Porto Alegre, RS - 27/03/2018 Prefeitura entrega nova pavimentação e infraestrutura da rua do Schneider Foto: Letícia Rocha/Divulgação PMPA

 

Desde março, os motoristas da Zona Sul de Porto Alegre contam com uma opção para trafegar com mais rapidez no bairro Hípica. Com a conclusão da pavimentação do trecho final da Rua do Schneider, é possível transitar pela via totalmente asfaltada, encurtando o tempo de viagem em deslocamentos nos arredores e também em direção a bairros como Restinga e Ponta Grossa.

Antiga reivindicação da comunidade, a demanda foi priorizada pela Temática de Circulação e Transporte do Orçamento Participativo (OP). A obra, realizada em oito meses pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), custou mais de R$ 2 milhões, oriundos de financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF). Além do asfaltamento da via, foram executados drenagem e passeio público.

A inauguração oficial da via aconteceu, no dia 27 de março, contando com a presença de vereadores, representantes da comunidade e da Prefeitura, entre os quais, o então titular da Smim, Elizandro Sabino.