O Jornalecão: 31 anos a serviço da Zona Sul de Porto Alegre

O jornal de bairro mais antigo da Zona Sul de Porto Alegre está de aniversário. No dia 10 de maio de 1987, há exatos 31 anos, na Rua Oiampi, bairro Guarujá, era lançada a primeira edição de O Jornalecão, criado e produzido pelos irmãos Gustavo e Guilherme Cruz da Silveira (até hoje produtores do jornal) e Cristian e Denis Stein Borges, todos meninos com idades entre 9 e 11 anos. 

Crianças que criaram O Jornalecão tiveram a ideia para melhorar o campinho - Foto Jorge Seadi

O objetivo de produzir o jornal era angariar recursos para melhorar um campinho de futebol que as crianças utilizavam para jogar bola, mas, logo, as pretensões infantis receberam o apoio de parentes e vizinhos, que se apropriaram de O Jornalecão, fazendo com que o pequeno jornal do Guarujá crescesse (somando cada vez mais parceiros) e, ao longo de mais de três décadas, se tornasse o principal e mais antigo jornal de bairro da Zona Sul, sendo, inclusive, o 2º jornal de bairro mais antigo em circulação em Porto Alegre.

Em 31 anos, foram 270 edições lançadas, mais de 2,5 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente e muitas histórias contadas. Atualmente, além da versão impressa, o jornal também conta com edição virtual (disponível em www.jornalecao.com.br), além de outros produtos que se juntaram à família O Jornalecão ao longo dessas três décadas, como a revista de histórias em quadrinhos da Turma do Guaíba, o Guia Procurei Achei, os calendários de parede, a tabela da Copa do Mundo, entre tantas outras coisas que fizemos e ainda vamos fazer. 

Foto equipe OJ maio 2017

Empreender um jornal de bairro durante mais de 30 anos ensina muitas lições, como o cuidado com a distribuição, que é o momento crucial no qual se justifica todo o trabalho despendido para produzir o conteúdo e angariar apoio entre as empresas e comerciantes locais, para subsidiar a impressão: se o jornal não chegar nas mãos do leitor, todo o trabalho feito será inútil. É justamente por considerar sagrado o momento que o jornal chega nas mãos do leitor que O Jornalecão dá tanta importância à distribuição de seus produtos, investindo recursos para expositores próprios e tempo de sua equipe, que entrega, todo mês, cada exemplar da tiragem. Assim, nossa missão de ligar e unir a Zona Sul de Porto Alegre, desde o morador ou entidade que quer expor algum problema ou realização da comunidade, o artista que quer divulgar o seu trabalho ou mesmo o comerciante que quer divulgar seus produtos, não é apenas uma responsabilidade que assumimos, mas também uma vocação que cultivamos.

Muito obrigado à toda a comunidade, que sempre nos estimulou a seguir durante estes 31 anos e que, com certeza, é uma grande motivação para continuarmos em frente. Nos vemos, mensalmente, a cada nova publicação!