‘Hospital veterinário’ inicia atividades em Porto Alegre

A Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) realizou, no dia 28 de fevereiro, seu primeiro atendimento clínico veterinário. Uma fêmea canina passou por revisão, junto a outros dois cães levados pela protetora Fátima Fripp. Inaugurado em novembro de 2016, o prédio não estava apto para a ocupação por falta das licenças necessárias. Após concluir a etapa burocrática, foi transferida a estrutura que estava na Unidade de Medicina Veterinária (UMV) para o novo prédio.

Embora realize todos os procedimentos na Usav, o enfoque será maior nas esterilizações cirúrgicas. Segundo a coordenadora da Usav, Viviane Diogo, “a política pública de bem-estar animal será promovida através da intensificação das ações de castração. Com o controle efetivo da população de cães e gatos, teremos a redução gradativa do número de animais abandonados e sujeitos a maus tratos“.

Antes da Usav, a equipe de veterinários realizava, em média, 300 cirurgias de castração por mês. Com a nova estrutura, mais moderna e melhor equipada, será possível a ampliação deste número. O atendimento na Unidade continuará voltado a animais de rua, protetores cadastrados e tutores assistidos por programas de complementação de renda que sejam moradores de Porto Alegre.

Com área de 1,6 mil metros quadrados, quatro consultórios, cinco salas de cirurgia, alas para internação, setores de quimioterapia, de exames de imagem e laboratório de análises clínicas e salas para reuniões, a Usav tem sede na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, parada 19, bairro Lomba do Pinheiro, na região de divisa entre Porto Alegre e Viamão.

 

Serviços disponíveis:

Esterilização cirúrgica de cães e gatos

Atendimento clínico de baixa e média complexidade

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira – das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h

Procedimento cirúrgico: Segunda a sexta-feira – às 8h30

Atendimento clínico: Segunda a sexta-feira – das 13h30 às 16h30

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre