Opções não faltam para aproveitar o verão em Porto Alegre

Andar pelas ruas de Porto Alegre até o final de fevereiro tem outro sabor. As ruas ficam mais lentas e silenciosas, o trânsito flui e temos a sensação de morar em uma pequena cidade do interior.

E, para quem está por aqui vivendo esta experiência, temos indicações de passeios  que poderão tornar estes dias ainda mais encantadores:

 

Parque Guarujá Zeno Simon

Parque Guarujá 2Situado às margens do Guaíba, o espaço é um convite para um dia de relaxamento e paz junto à família. Com pistas de skate e de patinação e duas praças infantis (onde as crianças podem ficar à vontade num amplo gramado), o parque do bairro Guarujá conta, também, com três quadras esportivas para futebol e vôlei, duas academias ao ar livre (para os adultos) e sete quiosques protegidos da chuva e do sol, dotados de mesas e churrasqueiras.  Em frente ao parque, uma lancheria e bar oferece carvão, lanches, bebidas geladas, além de galeto assado (aos sábados e domingos), além de muitos outros itens. E, no local, está instalado o único banheiro público do calçadão, atendido por funcionários da Prefeitura. Segundo relatos de alguns frequentadores ouvidos, o prédio, construído há mais de 10 anos, sofre com problemas como entupimento de canos e falta de luz.
No fim do dia, para encerrar o passeio com chave de ouro, a natureza brinda o visitante com um lindo pôr do sol. E, para chegar ao local, é bem fácil. Além do acesso de carro (que pode ficar no estacionamento adjacente ao calçadão), os frequentadores podem chegar ao Parque Guarujá Zeno Simon utilizando  o ônibus Serraria ou a lotação Guarujá.

Passeio pelas águas do Guaíba

barco-cisne-branco-divulgaçãoO Barco Cisne Branco navega pelas águas do Guaíba desde 1978. É uma experiência ímpar ver Porto Alegre de outro ângulo: a visão de que está dentro do Guaíba.

Todos os dias são oferecidos dois passeios, com roteiros diferentes: um com início às 15h, percorrendo as ilhas e revelando a orla da vizinha Eldorado do Sul, e outro que sai às 18h30, vindo do Centro em direção à Zona Sul de Porto Alegre.
O passeio é orientado, com instruções do uso de colete salva-vidas e apresentação dos detalhes do barco. Ouve-se músicas tradicionais gaúchas e informações turísticas sobre o Guaíba, a cidade, os arquipélagos e cidades próximas.Em 2016, após um vendaval que virou o barco, muitas reformas tiveram que ser feitas e algumas novidades foram acrescentadas ao passeio, como: ampliação da capacidade de passageiros e o lançamento do projeto O Espaço Cultural Flutuante, que acontece nos finais de tarde, com shows ao vivo.
Em 19 de março, o Cisne Branco completará 40 anos e muitas outras novidades estão sendo preparadas. 
O bilhete da viagem é adquirido no Cais do Porto, Portão Principal, Armazém B3 – Avenida Mauá, 1050. Mais informações: www.barcocisnebranco.com.br[email protected], (51) 3224-5222 e (51) 99712-5672.

Trilhas ecológicas na Reserva do Lami

reserva-do-lamiA Reserva Biológica do Lami José Lutzemberger tem 204 hectares e foi criada em 1975 com o objetivo de preservar a flora e da fauna da região, promover a educação ambiental e a pesquisa científica. Mais de 200 espécies de aves já foram estudadas e cerca de 300 espécies de plantas já foram identificadas no local.

Se você curte a natureza e não tem dificuldade para caminhar, a trilha orientada de 1,5 km está a sua espera. É só vestir-se adequadamente para evitar arranhões e picadas, usar sapato fechado, protetor solar, boné ou chapéu e levar água para quando sentir sede. Lá tem estacionamento para seu carro e também é possível chegar ao local utilizando o ônibus Lami.
Os guias prestam informações sobre as plantas nativas e protegidas, como: a Ephedra (vegetal surgido ainda na época dos dinossauros), o Cactos Arumbeva, o Butiazeiro, a Timbaúva, a Figueira Mata Pau, entre outras… 
Os animais que vivem no Guaíba também estão protegidos na Reserva, como o jacaré- de-papo-amarelo (que, aliás, inspirou a criação do mascote de O Jornalecão, o Croco do Guaíba, que e é um dos personagens da Turma do Guaíba – TG, história em quadrinhos criada por Jean Pierre Corseuil e editada pela nossa empresa, GuiCS Edições).
Lá também estão animais como bugios-ruivos, nas copas das árvores (ameaçados de extinção), gambás, furões, mão-peladas, capivaras, etc…
Durante o mês de fevereiro, estão abertas visitas à comunidade, às quintas-feiras, às 14h, e aos sábados, às 9h, sem necessidade de agendamento prévio. É só chegar 30 minutos antes. Mais informações pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br ou no www.facebook.com/reservalami.