Com o calor, as pragas se multiplicam

O crescer das gramas no fértil solo da cidade de Porto Alegre, as verdejantes calçadas, praças, parques e orla da capital requerem maior cuidado com chegada dos meses de calor. Estamos em tempo para lembrar: prevenir é o melhor remédio.

Leishmaniose, Zica e outras complicações advindas da proliferação de pulgas, carrapatos, baratas e outros insetos vetores de doenças podem ser prevenidos com o adequado manejo. Capina, corte de grama, ajardinamento não se constituem em práticas meramente estéticas, estão relacionadas ao controle de pragas, como o novo escorpião amarelo, cuja picada pode ser fatal para crianças, e por tabela de doenças que podem ter desdobramentos muito sérios, como febre amarela. Cada cidadão, em sua casa, em seu jardim, deve tomar cuidado e os responsáveis pelas áreas públicas precisam se lembrar desses detalhes.

Neste momento, se faz necessária especial atenção ao corte de grama, à limpeza das valas, aos acúmulos de água e ao controle de pragas de modo geral. A prefeitura tem o dever de ter uma política clara e bem estruturada para a adoção de áreas verdes pela iniciativa privada. Os cidadãos, de modo geral, também podem colaborar fotografando e registrando os locais onde encontramos áreas com acúmulo de água, com crescimento desordenado de vegetação em áreas e vias públicas e valas ou esgotos que estejam mal mantidas, expostas, sem o adequado manejo.

Cuidar da cidade é como cuidar da casa da nossa família, requer atenção e atitude. Recomendo olhar atento aos pequenos acúmulos de água que podem gerar grandes problemas.

 

Retrato

 

 

 

 

Dr. Thiago Duarte
Médico e vereador de Porto Alegre