Integrantes da arteterapia comemoram retorno do espaço de trabalho - Foto Adília Curz da Silveira-O Jornalecão

Grupo de arteterapia volta a se reunir no local original

Através da arteterapia e da vivência grupal, indivíduos se percebem criativos e úteis para a sociedade, prevenindo problemas sociais e psicológicos

 

O grupo de Arteterapia que se reunia no prédio dos fundos da UBS Guarujá e perdeu, temporariamente, seu espaço de encontro quando a sala passou a ser utilizada para outros fins, durante alguns meses, voltou a se reunir no local. No dia 31 de outubro, a sala na UBS Guarujá foi reaberta, e O Jornalecão foi convidado a testemunhar este evento tão esperado e reivindicado pelos moradores da região. Os participantes relataram seu contentamento em estar novamente no seu espaço, comemoraram e receberam os books fotográficos individuais que retratavam as participantes como modelos em ensaio realizado em setembro.

A arteterapia tem importante papel na prevenção de problemas sociais e psicológicos. Através de atividades de artesanato e da vivência grupal, o indivíduo pode se perceber como alguém com poder criativo e de utilidade na sociedade. Por sorte, nos meses em que o grupo ficou sem um local para realizar suas atividades, a colaboração de uma moradora do bairro fez toda a diferença. Cléia Dutra Rocha, que é psicóloga e sabe da importância da arteterapia para a saúde psicológica do indivíduo, cedeu um espaço em sua casa para que o grupo não tivesse fim e os encontros semanais continuassem acontecendo.