Três edições especiais do Brique de Ipanema em dezembro

Em uma das datas, Orquestra Villa-Lobos deve ser a atração principal 

No mês em que comemora dois anos de atividades, o Brique de Ipanema prepara a realização de edições especiais nos três primeiros domingos de dezembro, sempre das 10h às 17h, nas proximidades do calçadão. No dia 3, o evento é especialmente dedicado à causa animal. Já na semana seguinte (dia 10), a edição é comemorativa ao aniversário do Brique de Ipanema. Em 17 de dezembro, o último Brique de Ipanema do ano é especial de Natal, para a qual está prevista a apresentação da Orquestra Villa Lobos (foto acima), cuja participação deverá ser viabilizada por patrocínio comunitário.
O Brique de Ipanema é realizado, em alguns domingos de cada mês, contando com a participação de dezenas de expositores da Zona Sul de Porto Alegre, ofertando, ao público, Artesanato, Antiguidades, Alimentos Artesanais e Artes Visuais, na Avenida Guaíba, no trecho entre a Rua das Laranjeiras e a Avenida Jardim. O evento é promovido ao ar livre e, por isso, pode ser adiado em caso de chuva. Mais informações: www.facebook.com/briquedeipanema

 

Livro Prof Cassiano - AdiliaProfessores lançam livro no Brique de Ipanema

Os professores Cassiano Noimann Leal e Creusa Marques (foto ao lado) lançaram, no dia 12 de novembro, a obra “Compartilhando Vivências da Educação Inclusiva”. Os organizadores do livro (juntamente com autores de alguns artigos da obra) realizaram sessão de autógrafos nas proximidades do calçadão, como evento paralelo ao Brique de Ipanema.
“Compartilhando Vivências da Educação Inclusiva” reúne textos de educadores sobre casos atendidos pelas Salas de Integração e Recursos da Região Sul de Porto Alegre, com reflexões sobre a inclusão na escola. Mais informações e aquisição do livro: [email protected].

 

Zoravia Bettiol - foto Marcia MoralesCampanha visa recuperar escultura do Casal de Namorados de Ipanema

Como consequência da queda de uma árvore no calçadão de Ipanema, durante a tempestade de 9 de novembro, a escultura “Namorando o Pôr-do-Sol” , de Maria Tomaselli (foto ao lado), foi danificada e, para continuar encantando os frequentadores da orla, necessitará de restauro, principalmente no piso. Com a participação da própria Maria Tomaselli, que presenteou a Zona Sul de Porto Alegre com a escultura há mais de 20 anos, já está sendo realizada campanha para cadastro de interessados em doar azulejos e lajotas antigas, cimento, brita e areia, ferros ou outros materiais de construção para utilização no trabalho a ser realizado pela artista. Também é possível colaborar como voluntário na recuperação da escultura, que já começou. Mais informações sobre a campanha promovida pelo Brique de Ipanema pelo telefone 98920-1351.

 

Projeto Souvenir de Ipanema ampliará exposição de produtos

Lançado recentemente, o projeto Souvenir de Ipanema pretende unir empresários da região de Ipanema e os expositores do brique realizado no bairro. A proposta é de instalar mostruários de produtos, em restaurantes e outras casas comerciais da Zona Sul, para que, nestes locais, sejam possibilitadas novas vendas e encomendas para os expositores do Brique de Ipanema, além de sinalizar o envolvimento da população local com esta iniciativa comunitária. O projeto também visa chamar a atenção, através dos trabalhos dos participantes, para a necessidade de valorização da nossa cultura identitária local, das nossas memórias relacionadas às obras de arte e seus autores, monumentos e prédios que compõem o nosso patrimônio histórico e cultural, práticas, costumes ou hábitos do cotidiano da população local, paisagens naturais e indivíduos e grupos do nosso bairro ou região em que se localiza o Brique de Ipanema. Interessados em recepcionar o mostruário, podem entrar em contato pelo WhatsApp 98920-1351.