Você sabe que dia é hoje?

É o dia da Bandeira do Brasil!

 

Ela é símbolo do Brasil mais conhecido pela população. Está em todos os lugares: nas escolas, nas competições esportivas, nas solenidades importantes da nossa vida, (como formaturas por exemplo), em eventos nacionais, e nas diversas instituições que representam as diferentes esferas dos governos municipais, estaduais ou federal, dentro ou fora do país.

 

Curiosidades sobre a nossa bandeira:

 

– Foi criada em 19 de Novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Seus idealizadores foram Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Décio Villares. 

– O lema “Ordem e Progresso”, na faixa branca, teve inspiração positivista e, originalmente era “O Amor por princípio e a Ordem por base: o Progresso por fim”, tendo sido imaginado pelo criador da filosofia positivista no Brasil, Augusto Conte.

– Há um projeto de lei na Câmara dos Deputados, que propõe mudar o lema para: “Amor, Ordem e Progresso,” (PL 2.179/2003), tendo por base a ideia positivista original.

– O desenho do céu com as constelações de estrelas, representa o céu carioca no momento da Proclamação da República. Esta é a adaptação da imagem que veríamos observando do espaço, e não da Terra. Ou seja, as constelações estão em posição invertida.

– Cada estrela representa um estado brasileiro. Em 1889 eram vinte e um. Hoje são vinte e sete. Assim, o céu inicial ganhou mais seis estrelas a medida que foram criados os novos estados.

– Após setenta anos, em 1960, o céu da nossa bandeira ganhou a estrela Alpha Hidrae, para representar o recém criado estado da Guanabara.

– Depois que a Guanabara deixou de ter a designação de estado brasileiro para ser a capital do estado do Rio de Janeiro, a estrela que o representava na bandeira passou para o novo estado Mato Grosso do sul, que se desmembrou do estado do Mato Grosso em 1977.

– Em 1968 o Acre ganhou sua estrela. Em 1992 foram adicionadas as estrelas do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins

– A estrela que se localiza acima da faixa branca, não é o Distrito Federal, como muitos pensam, mas sim o estado do Pará, que na época da Proclamação da República, tinha a capital mais setentrional do país. 

bandeira-do-brasil-simbolos

– Os estados da nossa região sul, estão representados pela constelação Triângulo Austral. O Rio Grande do Sul é estrela Alfa, Santa Catarina é a estrela Beta e o Paraná é a Gama.