Segunda passagem começa a ser cobrada em Porto Alegre

Desde domingo, (27 de agosto), os usuários do transporte coletivo passaram a pagar a 50% do valor da segunda passagem nos deslocamentos em dois ônibus, quando utilizam o cartão TRI, seja com vale-transporte ou passe antecipado. Anteriormente, em um intervalo de 30 minutos, os passageiros podiam pegar outro veículo pagando apenas o valor de uma passagem. Como a passagem integral custa, hoje, R$ 4,05, ao fazer o segundo deslocamento, o usuário passa a pagar mais R$ 2,02. 

O impacto da alteração deverá ser mais sentido em regiões como a Zona Sul de Porto Alegre, onde os trabalhadores, muitas vezes, necessitam utilizar duas linhas para chegar ao trabalho. A estimativa é de que mais de 50 mil pessoas serão prejudicadas pela alteração, determinada por decreto municipal, com o objetivo de reduzir o impacto do benefício em futuros reajustes da tarifa. 

Quando a Prefeitura anunciou a novidade, no final de julho, a alteração no sistema de transporte pegou a população de surpresa,  já que a promessa de campanha do atual prefeito era a manutenção da segunda passagem gratuita.

 

Segunda passagem gratuita somente para estudantes


A gratuidade da segunda passagem foi mantida apenas para os estudantes, que também não gostaram nada da alteração. No dia 11 de agosto, um dos protestos de estudantes contra o fim da segunda passagem gratuita e a limitação do passe com 50% de isenção bloqueou a Rua Sarmento Leite, no Centro da cidade.