Cursos e oficinas do segundo semestre na AGAI e ACAAG

A Associação Gaúcha de Artes Integradas – AGAI atua junto com a Associação dos Amigos do Artesanato Guarisse – ACAAG, ambas localizadas em um dos prédios da antiga fábrica do Artesanato Guarisse, à Rua Landell de Moura, 430, prédio C, no bairro Tristeza. A AGAI e a ACAAG visam ao desenvolvimento cultural, educacional e econômico de indivíduos e grupos de profissionais ligados a diversos segmentos, como o Artesanato, a Música, o Teatro, as Artes Visuais, o Patrimônio e as memórias, etc. No segundo semestre do ano de 2017, que se inicia, as duas entidades promovem cursos destinados a estes profissionais e à comunidade interessada em conhecer ou desenvolver ideias, projetos e habilidades.

Em agosto, além dos cursos permanentes (modelagem em cerâmica, formação de professores, diversas técnicas de artesanato) que já se realizam no local, o Curso “Fazendo Arte no Empreendedorismo”, ministrado por professores doutores e mestres, tem o objetivo de estimular a organização e o progresso dos profissionais artesãos e artistas, e irá abordar as novas tendências e estratégias de marketing e comunicação no processo de (re)construção do empreendedorismo criativo do artesão e do artista.

Em setembro, o curso “Oficina Popular de Projetos” será ministrado por produtoras culturais especialistas que ensinam sobre dois elos importantes do fazer cultural: a comunicação e a produção para a gestão cultural. Com o propósito de democratizar e atender a demanda de grupos culturais e artísticos que ainda não acessam editais públicos e privados, no curso o participante irá elaborar, gerenciar e comunicar projetos culturais voltados ao setor do artesanato e cultura popular. O produto resultante da oficina é um projeto base e a partilha dos saberes entre ministrantes e participantes. 

Espera-se que a população das regiões Sul e Extremo Sul possa frequentar estes cursos que serão ministrados no bairro Tristeza e que também os interessados em oferecer novas oportunidades a nossa comunidade cultural se aproximem e apresentem seus trabalhos, que poderão ser realizados na sede da AGAI e da ACAAG.

Os cursos promovidos por AGAI e ACAAG costumam se realizar em formato de oficina para instrumentalização e qualificação, gratuitos ou a um valor acessível e popular. Informe-se pelo telefone 4061-8504 e participe!

 

Marcia Morales Salis - Arquivo Pessoal

 

 

 

Marcia Morales
Moradora do bairro Ipanema, Gestora Cultural e
Delegada pelo RGS no Colegiado Setorial Artesanato do CNPC-MinC
[email protected]