Comunidade reclama de fechamento de posto de saúde

Descontentes, moradores da Serraria (e de outros bairros)
propuseram permanência na Vila dos Sargentos

 

Sob alegação de falta de segurança, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou, em 24 de julho, que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila dos Sargentos fechou definitivamente e, agora, o atendimento de seus 5 mil usuários está dividido entre a UBS Guarujá e UBS Ipanema, contrariando o desejo dos moradores do bairro Serraria. Os atendimentos no local estavam suspensos desde junho, após um homicídio nas imediações da unidade de saúde.

A possibilidade de encerramento das atividades na unidade de saúde do bairro Serraria já havia sido analisada pela SMS no início do ano (sob alegação de que a estrutura do prédio era precária para o atendimento), mas a comunidade se manifestou contrariamente a esta possibilidade, em reuniões públicas, e o atendimento foi mantido na época.

Desde o fechamento da unidade de saúde, os moradores da Vila dos Sargentos precisam se deslocar às unidades de saúde do Guarujá e de Ipanema, que já sofriam com excesso de demanda no atendimento e, agora, estão responsáveis por atender muitas pessoas a mais. O fato passou a preocupar outros bairros também, devido ao reduzido número de médicos atendendo nas unidades de saúde da região atualmente.

Em efeito colateral da transferência do atendimento dos moradores da Serraria foi a necessidade de espaço físico, o que, indiretamente, prejudicou o atendimento de arteterapia, que estava sendo realizada (com grande sucesso) na Unidade de Saúde Guarujá desde 2016. A sala que o grupo usava agora não está mais disponível e os participantes estão sem espaço para seus momentos de terapia ocupacional.

 

Para não sair do bairro, usuários sugeriram atendimento em contêiner

 

Em reunião realizada em 16 de março pelo Conselho Distrital de Saúde com moradores do bairro Serraria, os participantes rejeitaram a proposta de transferir o atendimento para o Guarujá, por razões como dificuldades de deslocamento de idosos. No entanto, representantes da SMS destacaram que a proposta de encerrar as atividades no prédio onde funcionava a ESF Serraria, além de estar relacionada à falta de estrutura, se devia a questões de segurança. Os moradores propuseram e aprovaram, por ampla maioria, uma solução alternativa: caso fosse realmente necessário deixar o prédio, que o atendimento fosse realizado em uma “unidade de saúde contêiner”, que poderia se localizar na entrada da Vila dos Sargentos, facilitando o acesso dos profissionais de saúde. Depois da decisão, os participantes foram tranquilos para casa, com a certeza de que o atendimento continuaria sendo realizado na Serraria, o que explica a surpresa da comunidade com a transferência do atendimento para outros bairros.