Zona Sul ganha nova área de preservação permanente

Propriedade no Extremo Sul é declarada Área de Preservação Permanente

 

A Zona Sul de Porto Alegre está ganhando mais uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada na Estrada Retiro da Ponta Grossa, 4102, no Extremo Sul da cidade. No local, não será permitida a exploração econômica direta, para preservação de banhados, lagoas e vegetação nativa, típica de Mata Atlântica, pois APPs são áreas naturais intocáveis, com rígidos limites de exploração.

A conquista da comunidade, que há anos apresentou a solicitação por meio da Associação dos Moradores da Estrada Retiro da Ponta Grossa (AMOERP), garante a preservação de resíduo de mata atlântica, riquíssimo em flora e fauna, e que abriga, inclusive, bugios. Além de ser um corredor ecológico do Extremo Sul, a área inclui uma relevante bacia de amortecimento para a região, integrando parcela de Área de Proteção Ambiental (APA).

 

Representantes da AMOERP, do Executivo e do Legislativo - Foto Gustavo Cruz-O Jornalecão


A lei número 12.226, de 16 de junho de 2017, declara uma área de cerca de 30 hectares como APP e foi encaminhada em 7 de julho para publicação no Diário Oficial, pelo então prefeito em exercício Cassio Trogildo. A publicação aconteceu quatro dias depois. Anteriormente, o prefeito Nelson Marchezan havia sancionado a lei, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, com base em projeto de lei orgânica proposto pela AMOERP e protocolado pelos vereadores Dr. Thiago Duarte e Luciano Marcantônio.

 

Proposta de preservar área ganhou força há mais de cinco anos

 

Desde 2012, quando a AMOERP encaminhou à Smam um laudo ambiental e um mapa cartográfico da área, ganharam força a solicitação de um decreto para criação de uma área de APP e a possibilidade parceria, entre associação de moradores e Prefeitura, pela preservação do Bioma. Em 2014, a Prefeitura Municipal sinalizou a permissão para a autorização de uso a fim de que a Amoerp iniciasse a desenvolver projetos para a área localizada na Estrada Retiro da Ponta Grossa. Na assembleia da Região Extremo Sul no Orçamento Participativo (OP) realizada em 13 de novembro de 2014, o então prefeito José Fortunati antecipou a novidade ao público. Três semanas depois, em 4 de dezembro, audiência pública, realizada pela Smam e coordenada pela bióloga Maria Carmen Bastos, tratou do assunto. Posteriormente, foram realizados os encaminhamentos, em reuniões no Gabinete do então vice-prefeito Sebastião Melo. Meses depois, em 22 de agosto de 2015, em cerimônia no Parque de Rodeio Moacir Ritter, a AMOERP recebeu do Município o termo de permissão de uso para gerenciar terreno destinado a uma Área de Preservação Permanente (APP) para a região Extremo Sul de Porto Alegre.