Dicas Imobiliárias – Fatores que impactam na valorização de um imóvel – Parte IV

Simone Carvalho - LF Sul Imóveis

 

 

Por Simone Carvalho
LF SUL Corretora de Imóveis
Empresa familiar que atua no ramo imobiliário há mais de 40 anos

Simone Carvalho – [email protected]

 

Personalização – Ao comprar um imóvel, muita gente aproveita o embalo para fazer diversas mudanças, deixando-o mais adequado às suas expectativas pessoais e às necessidades da família. Se isso for feito com cuidado e bom senso, o resultado pode até elevar o preço da unidade. Porém, até a menor extravagância pode ser o suficiente para desvalorizar a propriedade. Para atrair mais compradores, o indicado é apostar na neutralidade. Elementos sóbrios e cores discretas na parede são excelentes escolhas. É recomendável evitar o excesso de personalização e alterações de cunho estritamente pessoal, pois qualquer eventual reforma do futuro dono pode ser motivo para abatimento no preço de venda.

Garagem – Infelizmente, sabemos que os transportes públicos do Brasil deixam bastante a desejar, especialmente nas grandes cidades. Por isso, boas vagas de garagem costumam contar bastante na hora de avaliar o preço do imóvel. Dispor de espaço suficiente para 1 ou 2 carros, por exemplo, é um tremendo diferencial para quem quer vender. Em alguns locais, isso chega a representar um percentual grande do valor pedido para uma transação.

Documentação – Esse é um item que, justamente por ser pouco observado no Brasil, torna-se também muito decisivo na hora da precificação de um imóvel. Muitos compradores deixam de fazer uma proposta quando se deparam com uma propriedade cheia de problemas na papelada. Além de estar em dia com taxas e impostos da prefeitura, é importante também não ter outras pendências, como partilhas de herança ou inventários. É interessante emitir a matrícula atualizada do imóvel, as certidões negativas da Receita Federal, do INSS e da justiça na hora de vender.

 

Para esclarecer quaisquer dúvidas, nos colocamos à disposição pelos telefones 3026-8102/99132-7920 e e-mail [email protected]