Moradores da Serraria contra transferência de Unidade de Saúde para o Guarujá

Participantes preferem atendimento em contêiner do que em outro bairro

 

Em reunião realizada no CTG Roda de Chimarrão durante a noite de 21 de março, moradores da Vila dos Sargentos, bairro Serraria, que compareceram ao encontro optaram por se manifestar contrariamente à transferência temporária do posto de saúde para o Guarujá, bairro vizinho que conta com outra unidade. Cerca de 90% dos participantes optaram por manter a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Morro dos Sargentos sediada no bairro Serraria e demandaram, ainda, que, se for para possibilitar mais facilidade de acesso aos médicos e melhores condições de atendimento, aceitam que o posto de saúde seja transferido, provisoriamente, para um contêiner improvisado que sediaria o atendimento em área doada pelo Exército Brasileiro para a construção de um prédio para a abrigar a unidade de saúde futuramente, já que o espaço atual conta com estrutura física precária. Não há previsão para realização desta obra, apesar de a Secretaria Municipal de Saúde ter a construção indicada como prioridade desde 2015.

A sugestão de transferir a ESF Morro dos Sargentos para um prédio nos fundos da Unidade de Saúde do bairro Guarujá foi descartada (apesar da garantia de que com isso teriam, pelo menos, dois médicos à disposição dos moradores da Vila dos Sargentos neste local temporário). O que mais pesou na decisão foi o fato de que muitos moradores poderiam ter dificuldades de deslocamento, principalmente pessoas idosas ou com deficiências, caso estas necessitassem ir até o bairro vizinho. Além disso, em reunião anterior sobre assunto (no dia 16 de fevereiro), usuários do bairro Guarujá já haviam se manifestado contra esta proposta, pois o prédio que seria cedido, hoje, abriga a oficina de Arteterapia, que realiza excelente atendimento e, que ficaria sem local para desenvolver seus encontros. 

Os participantes também destacaram a importância de os profissionais estarem mais próximos da população, mesmo que isso possa causar a redução da equipe, uma das preocupações relatadas pelos representantes da Secretaria Municipal de Saúde. Outro encaminhamento da reunião foi a definição de uma nova reunião sobre o assunto no início de maio, que poderá ser no bairro Serraria, para contar com a participação de mais moradores.