Obras qualificarão trânsito na Zona Sul

Trecho que inclui avenidas Wenceslau Escobar, Coronel Marcos e Tramandaí receberá melhorias como faixa reversível e mais travessias para pedestres

 

Um dos trechos críticos do tráfego na capital gaúcha, finalmente, receberá melhorias que beneficiarão os moradores de sete bairros da Zona Sul de Porto Alegre (Cristal, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Ipanema, Jardim Isabel e Pedra Redonda). No local, que compreende as avenidas Wenceslau Escobar, Coronel Marcos e Tramandaí, são constantes os engarrafamentos, especialmente nos trechos não duplicados e em horários de pico. Além disso, o fato de ser uma área não planejada para futuros alargamentos dificulta ainda mais a situação e exige uma intervenção diferenciada.
Por isso, depois de anos de estudos, a Prefeitura deve dar início em abril a melhorias que visam garantir mais segurança viária e reduzir os acidentes. Os trabalhos, com custo estimado em R$ 315 mil, serão executados, das 10h às 16h (para diminuir o impacto na circulação de veículos), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), com apoio do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), serão divididos em quatro partes: Trecho 1 – Avenida Wenceslau Escobar (Sétimo Céu – esquina da Xavier Simões – até início da Av. Coronel Marcos), com faixa reversível sinalizada por semáforo, que deve funcionar no sentido bairro-Centro das 21h às 16h e no sentido Centro-bairro das 16h às 21h; Trecho 2 – Avenida Coronel Marcos (início da Coronel Marcos até Travessa Pedra Redonda), com instalação de travessias de pedestres integrais; Trecho 3 – Avenida Coronel Marcos (Travessa Pedra Redonda até a Rua Déa Coufal), remoção de canteiros e travessias de pedestres integrais; Trecho 4 – Avenida Tramandaí (Rua Déa Coufal até Comendador Castro), fim do terceiro tempo semafórico na interseção.