Fechamento de buracos no canteiro da Juca Batista ainda sem solução

Preocupações da comunidade são quedas e criadouros de mosquito

Quatro buracos no canteiro da Avenida Juca Batista (nas imediações do número 3000) estão abertos há mais de um ano, acumulando água, sem uma definição sobre seu fechamento ou a data para colocação dos postes que a CEEE instalará no local, como parte das obras da nova subestação de energia, a ser construída no bairro Espírito Santo e que objetiva melhorar a transmissão de energia na região. Desde 2014, a CEEE instalou diversos postes no trecho, mas, com a lentidão nas obras, alguns ainda não foram colocados.

A principal preocupação da comunidade é com o acúmulo de água nos buracos, que propicia a reprodução de insetos como o mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir dengue e outras doenças. Também relataram o perigo de alguém cair em um dos buracos, pois não há uma proteção efetiva contra quedas.

Comunidade pede solução há mais de 45 dias

Preocupados com a possibilidade de os buracos se tornarem criadouros de mosquito, os moradores da região começaram a buscar soluções, Em 15 de janeiro, o Disque Vigilância (fone 150) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde foi comunicado por um destes moradores sobre os buracos abertos e que no local haveria a presença de larvas de mosquito. No dia seguinte, a Equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi comunicada e, posteriormente, em 6 de fevereiro, o assunto chegou à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), que tem prazo até 5 de março para vistoriar o local e dar o encaminhamento (conforme protocolo do Fala Porto Alegre – fone 156). Um dos entraves é que os buracos foram abertos pela CEEE, que é uma companhia estadual, e esta deve se manifestar sobre o assunto (o que ainda não aconteceu). Enquanto isso, a comunidade aguarda o fechamento dos buracos, o que deixará os moradores mais tranquilos com o fim de mais alguns criadouros do mosquito transmissor da dengue.