Dica do Posto Santa Rita: Cuidado com a gasolina adulterada

O uso de gasolina adulterada pode causar sérios prejuízos aos veículos. Segundo especialistas, o modo mais comum de adulteração é feito através do acréscimo de álcool hidratado (que contém água diferente do álcool anidro combustível) e solvente com poder de combustão, como aguarrás.
Quando abastecido com combustível adulterado, o veículo apresenta imediatamente irregularidades no seu funcionamento. Fica mais difícil para dar a partida, o motor começa a apresentar falhas e apresenta lentidão na passagem de marchas, que aparenta estar desregulada. Com o tempo, os problemas só pioram, o veículo começa a engasgar, a perder potência, aparecem problemas na aceleração e o consumo de combustível aumenta. Esses são os principais sinais que caracterizam que o seu carro foi abastecido com combustível de procedência duvidosa.

Principais problemas:

• Derretimento das mangueiras de combustível
• Entupimento do carburador (no caso de carros que ainda usem o sistema)
• Poluição do óleo lubrificante e sobrecarga das velas e válvulas
• Corrosão dos pistões (motores a álcool)
• Tanques, bicos injetores, filtros e bomba de combustível são os mais afetados
• Perda do motor

Cuidados antes de abastecer:

Desconfie de preços muito baixos e abasteça sempre em um posto de sua confiança. A ANP (Agência Nacional do Petróleo) emite um documento de certificado de qualidade aos postos devidamente regularizados, peça para o frentista mostrá-lo. Você também pode solicitar um teste que comprove a qualidade do combustível e, caso o posto se recuse a fazê-lo ou alegue não possuir equipamento, não abasteça. O combustível adulterado é indistinguível no cheiro ou na cor, em comparação ao legítimo.

Dica do Parceiro Posto Ipiranga Santa Rita – Av. Serraria, 1144