Dica da Bilica – Como garantir o bem estar em tempos de calor

Verão é tempo de férias! Que bom aproveitar o descanso dos dias sem o compromisso de levantar cedo, correndo para fazer todas as obrigações no horário certo. Mesmo para quem não está de férias, os dias estão mais longos e temos algumas horas extras com o calor e claridade para aproveitar ao ar livre.

Todo mundo quer se bronzear no verão, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas, tanto para quem vai à praia, ao campo ou à piscina.

– Evite colocar perfumes ou cremes antes de tomar sol: provocam manchas.

– Não tente se bronzear depressa demais: os banhos de sol exigem um período de 6 a 8 dias de adaptação. Não adianta querer se bronzear em um dia. A queimadura de pele por excesso de sol impede a ação benéfica da luz no organismo. Tome cuidado e não esqueça de sair sempre usando o protetor solar.

– Está na praia? Aproveite para caminhar na água. Este exercício, além de ativar a circulação, alivia as pernas cansadas e também é ótimo descongestionante para os tornozelos. Depois, deixe as ondas massagearem o seu corpo.

– Prepare um vaporizador para levar à praia ou à piscina. É ótimo para manter a pele sempre úmida durante todo o tempo que estiver por lá. Coloque dentro de um vaporizador soro e água mineral. É uma excelente solução para evitar o ressecamento excessivo da pele.

– Como suas plantas vão sobreviver na sua ausência? Deixe-as em um lugar ao ar livre, onde o sol que bate sobre elas não seja muito forte, mas possam tomar algumas gotas de chuva. Encha uma garrafa PET de água e enterre-a com a boca para baixo, com um pequeno buraco feito na tampinha, para a água sair aos poucos e sua planta não ficar seca até a sua volta.

– E seu querido animalzinho? Não pode ficar sozinho. Peça para algum amigo cuidar dele. Ou hospede-o em uma hotelzinho para animais durante a sua ausência. Recomendo o Hotel de Verão Tia Débora, localizado aqui na Zona Sul. Veja o contato na página 6 desta edição de O Jornalecão.

– E, por último, preocupe-se com a segurança da sua casa durante sua ausência. Converse com um parente ou vizinho de confiança, peça para olhar por ela e fique sempre em contato. Deixe o número de seu telefone ou Whats para uma possível necessidade de comunicação.