Prefeitura tem que agilizar obras do Pisa para garantir recursos

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu, na tarde do dia 11 de janeiro, a especialista sênior em saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Cláudia Regina Borges Nery, para tratar da parceria com a Prefeitura de Porto Alegre nas ações do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). A instituição financeira internacional solicitou à nova gestão prioridade na implementação de obras assumidas pelo município. A não conclusão e execução de alguns empreendimentos de responsabilidade da administração municipal podem acarretar a perda de 39 milhões de dólares, que seriam assegurados pelo financiamento do BID.

Se dizendo surpreendido pela notícia, o prefeito exigiu medidas urgentes para que o contrato não seja prejudicado. As obras pendentes, que incluem a conclusão de casas de bombas, início das obras viárias no entorno do Jockey Club e do Arroio Cavalhada e começo da construção de 540 moradias para famílias cadastradas no Pisa, têm prazo até dezembro deste ano.

O BID já investiu 43 milhões de dólares em obras e ações do Pisa. Os investimentos incluem a construção de diques do Arroio Cavalhada, urbanização, regularização fundiária e construção de moradias na Vila Hípica, o contrato para implantação de interceptadores e coletores pluviais e a implantação de duas casas de bombas (em execução). Os outros US$ 39 milhões seriam aplicados na construção de habitações. Até o momento, a Prefeitura investiu 83 milhões de dólares em obras e ações do projeto.