5 locais gratuitos para apreciar Porto Alegre

Enquanto, no verão, as praias ficam lotadas de forma que mal se consegue perceber as belezas naturais do litoral, quem fica em Porto Alegre nesta época do ano encontra o fenômeno oposto: o trânsito e as ruas vazias convidam o Porto-Alegrense a enxergar a cidade e reconhecer as belezas escondidas atrás da crescente urbanização de uma forma que a movimentação cada vez mais intensa de carros e pessoas impossibilita. Para quem quer aproveitar a tranqüilidade do início de ano para conhecer Porto Alegre através de outros ângulos e perspectivas que a correria do dia-a-dia não permite, recomendamos cinco lugares nos quais é possível ter uma vista deslumbrante da capital gaúcha.

 

Parque Gabriel Knijnik – Bairro Vila Nova

 

parque_gabriel_knijnik_poaO Parque Knijnik mescla muito bem o conforto da urbanização (com passeios, playground, churrasqueiras, quadras de futebol em saibro, cancha de bocha e estacionamento) com as atrações naturais, com diversas espécies da fauna e flora (árvores frutíferas como pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira, entre outras), uma área de banhado e uma área de preservação. Também existe um mirante que, infelizmente, devido a questões de segurança, encontra-se atualmente fechado, no qual é possível enxergar o Guaíba, o Morro do Osso e observar o contraste entre a área rural e a área urbana de Porto Alegre. O Parque Knijnik fica localizado na Estrada Amapá, 2300 (em frente ao final da linha de ônibus 271 – Amapá, da empresa STS) e fica aberto das 8h às 18:30.

 

 

Morro da Glória – Bairro Glória

 

poa-morrodapolicia_11

Também conhecido como Morro da Embratel, Morro da Polícia ou Morro das Antenas, o Morro da Glória possui 287 metros de altitude. No topo, estão instaladas antenas de emissoras de televisão e estações de rádio FM, além do mirante, que proporciona uma das mais belas vistas da cidade, da qual é possível avistar quase toda a zona norte, o Guaíba, as cidades do outro lado do lago e, ainda, uma boa parte da Zona Sul. Para chegar ao Morro da Glória, é preciso subir a avenida Oscar Pereira, no bairro Glória, e seguir por uma estrada de chão batido até chegar ao topo. As maiores críticas ao local são justamente a dificuldade de acesso e a total falta de segurança na região, que é isolada, explicando o porquê de um lugar tão bonito não ser explorado turisticamente pela cidade.

 


Santuário Nossa Senhora Madre de Deus –
Bairro Belém Velho

 

santuario-madre-de-deusO Santuário Nossa Senhora Madre de Deus é uma igreja católica localizada no topo do morro da Pedra Redonda, próximo à Estrada dos Alpes, em Porto Alegre. Além de poder apreciar a bela construção arquitetônica, os visitantes encontram no local uma vista incrível de 360 graus da cidade e alguns municípios adjacentes, incluindo o Guaíba e a entrada da Lagoa dos Patos, marcada pelo farol de Itapuã. O acesso ao Santuário Madre de Deus é pela Rua Santuário, 400, uma rua asfaltada que costeia o morro, no alto da Avenida Oscar Pereira.

 

 

 

Parque Natural Morro do Osso – Bairro Ipanema

 

morro-do-osso

Por conta de sua biodiversidade, o Parque Natural do Morro do Osso foi transformado em área de preservação ecológica em 1979, mas só em 1990 a luta pela preservação da área tomou corpo, até ser transformado
em Parque Natural, quatro anos depois. Com 127 hectares, o Parque Natural Morro do Osso possui muita

s entradas alternativas pelos bairros Tristeza e Pedra Redonda, a entrada pela sede do Parque fica em Ipanema, na rua Irmã Jacobina Veronese, 170, onde fica a administração do parque e os guarda-parques, de terça a domingo, das 8h às 18h. Com 143 metros de altura, o Morro do Osso fica próximo à margem do Guaíba, oferecendo uma vista extraordinária do pôr do sol no lago, assim como de toda a Zona Sul.

 

 

Mirante do Cristal – Bairro Cristal

 

mirante-cristalO Mirante do Cristal foi construído para integrar o Programa Integrado Socioambiental (Pisa), maior obra de saneamento da história da cidade, que garante a capacidade de tratar até 80% do esgoto de Porto Alegre. Além de ajudar na preservação do Guaíba, o Mirante do Cristal conta com uma arquitetura de reconhecimento internacional, que representou o país na VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo em 2012, na cidade de Cádis, na Espanha, e permite, ainda, que o público desfrute de um ângulo de visão superior a 270° do lago Guaíba, no 8° andar. O Mirante do Cristal fica na Avenida Diário de Notícias, 760, e atende apenas com visitas agendadas e guiadas, através do telefone 3289-9727 ou do site do Mirante.