Praia das Pombas no Parque de Itapuã reaberta ao público a partir de hoje

A Praia das Pombas no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, será reaberta para visitação pública nos finais de semana, a partir deste sábado (7). Para que a população possa usufruir dos atrativos naturais que o parque proporciona, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) vem trabalhando para viabilizar o acesso do público às praias ainda neste verão. A Praia das Pombas tem capacidade para receber até 350 pessoas. O acesso às outras duas praias do parque, de Fora e da Pedreira, ainda não estão liberados.

A Sema providenciou a recolocação de placas, manutenção e limpeza dos quiosques e churrasqueiras, manutenção e limpeza de banheiros e acessos, além da poda de árvores e roçadas. Para dar agilidade aos serviços, a administração contou com apoio dos guarda-parques de algumas unidades de conversação.

Também foi fundamental a ajuda da subprefeitura de Viamão, que realizou a manutenção das vias municipais que dão acesso à praia e liberou o tráfego nas vias, possibilitando a visualização de placas. O mutirão para reabertura contou ainda com apoio dos Bombeiros Civis de Itapuã e da comunidade.

Venda de Ingressos

A novidade nesta retomada é a venda antecipada de ingressos. Eles podem ser adquiridos na sede da Secretaria, em Porto Alegre, na Avenida Borges de Medeiros, nº 261, Ed. União, 1º andar, sempre às quartas-feiras, das 9 às 12h. Nesta semana, excepcionalmente, a venda ocorrerá nesta sexta-feira (6) das 9 às 12h e das 14 às 17h. Crianças até nove anos são isentas do pagamento.

A venda de ingressos seguirá ocorrendo normalmente na sede do parque, aos sábados e domingos, se restarem vagas após a venda antecipada. O valor do ingresso para visitar o Parque Estadual de Itapuã que hoje é de R$ 6,77, será reajustado a partir do próximo dia 23 de janeiro, passando para R$ 7,22. A atualização ocorre a cada ano simultaneamente em todas as unidades de conservação estaduais abertas à visitação.

Apoio dos visitantes

Os gestores pedem a colaboração dos visitantes no descarte adequado do lixo e, se for possível, acondicioná-lo e sair com os resíduos do parque. Destacam que o uso das churrasqueiras é por ordem de chegada.

Por que o parque fechou

A visitação voltada à educação ambiental é realizada mediante agendamento pelas escolas ou grupos que realizam trilhas guiadas, pelos técnicos ou sob orientação de condutores locais.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul