Zona Sul ganha mais um corredor de ônibus

Porto Alegre, RS - 23.12.2016 Eixo da Icaraí terá faixa prioritária para ônibus Foto: Divulgação/PMPA
Eixo da Icaraí terá faixa prioritária para ônibus
Foto: Divulgação/PMPA

Desde o dia 29 de dezembro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) colocou em funcionamento dois novos corredores de ônibus em Porto Alegre que vão beneficiar mais de 113 mil passageiros do transporte coletivo. Um destes corredores fica na Zona Sul, no eixo Icaraí-Chuí, entre a Diário de Notícias e Ibicuí, enquanto o outro corredor fica na avenida Assis Brasil, entre Triângulo e Fiergs. Os corredores de ônibus tiveram a pintura e a instalação de placas indicativas reforçadas.
O corredor de ônibus na Icaraí-Chuí terá trecho de dois quilômetros, com fluxo somente no sentido bairro-Centro, e funcionará das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira.
No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Apenas ônibus e lotações podem trafegar nos corredores

Atualmente, Porto Alegre conta com mais de 65 quilômetros de faixas exclusivas ou preferenciais ao transporte coletivo (ônibus e lotações). Carros, táxis e demais veículos devem trafegar fora do corredor de ônibus, rodando apenas nas faixas do centro e à esquerda, podendo acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecerem parados ou estacionados no corredor. A EPTC dará um prazo até 31 de janeiro para a orientação dos motoristas. Depois desse período, a fiscalização ao desrespeito do local prioritário aos ônibus será efetuada com autuação gravíssima, de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre