Dicas da Dona Bilica – Dezembro

Dicas de segurança:

Apesar de estarmos vivendo em constante clima de perigo e insegurança nos últimos tempos, não podemos parar e precisamos continuar vivendo e fazendo nossas atividades de sempre. Por este motivo, é preciso estar atento em todos os momentos. Aproveite estas dicas para quando for sair de férias:
– Feche bem portas e janelas e não deixe objetos de valor à vista;
– Mantenha bom relacionamento com seus vizinhos e não esqueça de deixar os seus contatos telefônicos com eles;
– Combine com a vizinhança de pegarem a correspondência e o jornal um do outro, além de apagar e acender as luzes de casa quando estiverem viajando;
– Ao voltar para casa, seja nas férias ou em qualquer momento do dia, observe se há estranhos por perto. Se tiver dúvidas e ficar desconfiado com a presença de pessoas estranhas por perto, dê uma volta no quarteirão antes de entrar em casa. Se desconfiar de algo, ligue para Brigada Militar pelo 190.

Dicas para se proteger do sol:

Com o verão chegando e o sol ficando mais intenso, temos que ter cada vez mais cuidados com nossa saúde, pois as atividades ao ar livre aumentam e a radiação solar atinge a terra com maior intensidade, aumentando o risco de insolação, queimaduras e câncer de pele. Por isso, devemos tomar alguns cuidados, como:
– Usar filtro solar todos os dias (mesmo que não esteja na praia);
– Usar chapéu e roupas de algodão quando estiver ao ar livre (as roupas de algodão retêm cerca de 90% das radiações solares, enquanto as roupas sintéticas retêm apenas 30% destas radiações);
– Evitar o sol entre as 10 horas e as 16 horas (durante o horário de verão);
– Usar óculos de sol, pois previnem cataratas e lesões nas córneas;
– As barracas e guarda-sóis devem ser feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% das radiações solares;
– Hidratar seu corpo por dentro (bebendo muito líquido) e por fora (usando hidratante na pele diariamente).