Projeto que distribui verbas de publicidade para imprensa alternativa é aprovado na Câmara

Na sessão da tarde de 28 de novembro, segunda-feira, o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de Lei 207/11,  que tramita no Legislativo desde 2011 e determina que um percentual de 20% da verba reservada à publicidade oficial  do município (Legislativo e Executivo Municipal) seja destinada aos veículos de imprensa alternativa (jornais de bairro e rádios comunitárias).

Segundo o autor da proposta, vereador Engenheiro Comassetto (PT), o projeto visa contribuir com a democratização dos meios de comunicação e impulsionar o segmento. O vereador argumenta que os jornais de bairros e as rádios comunitárias exercem a função de informar a população sobre fatos locais, e que esses veículos sobrevivem com dificuldades e têm sua fonte de recursos limitadas a anúncios de pequenas casas de comércio e de estabelecimentos de serviços, que acaba, muitas vezes, restringindo o alcance, a regularidade e a produção de conteúdo original. Por isso, o parlamentar destaca considerar justo que o Poder Público “forneça o apoio necessário para a efetivação desses veículos de comunicação, visto que são instrumentos de grande relevância para a Cidade, possibilitando que a população tenha um melhor acesso à informação”.

O projeto define jornais alternativos os periódicos com tiragem mínima de cinco mil exemplares, “ou notório conhecimento local, e que se caracterize por ser dirigido a bairros ou regiões”. A proposta estabelecia, ainda, que os veículos interessados em receber a publicidade oficial do Município de Porto Alegre deverão credenciar-se junto ao órgão competente.

Após trâmites burocráticos, o projeto será encaminhado ao prefeito José Fortunati, que terá o prazo de 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.

Confira como votou cada vereador(a)
– DEM
Dinho do Grêmio e Reginaldo Pujol: Não
Dr. Thiago: Sim
– PCdoB 
Jussara Cony: Sim
– PDT
Delegado Cleiton: Sim
João Bosco Vaz: Sim
Mauro Zacher: Sim
– PMDB
Idenir Cecchim: Não
Lourdes Sprenger: Ausente
Mendes Ribeiro: Não votou
Valter Nagelstein: Não votou
– PP
Guilherme Socias Villela: Não
João Carlos Nedel: Não
Kevin Krieger: Não
– PR
Rodrigo Maroni: Sim
– PRB
José Freitas: Sim
Waldir Canal: Não
– PROS
Bernardino Vendruscolo: Sim
– PSB
Airto Ferronato: Sim
Paulinho Motorista: Sim
– PSD
Tarciso Flecha Negra: Sim
– PSOL
Fernanda Melchionna: Sim
Prof. Alex Fraga: Sim
– PT
Adeli Sell: Sim
Engº Comassetto: Sim
Marcelo Sgarbossa: Sim
Sofia Cavedon: Sim
– PTB
Cassio Trogildo: Não votou
Dr. Goulart: Não votou
Elizandro Sabino: Não
Luciano Marcantônio: Não votou
Mario Manfro: Não votou
Paulo Brum: Ausente
– REDE
Mauro Pinheiro: Não
– SD

Cláudio Janta: Não votou