Escola Waldorf da Zona Sul recebe Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

A Escola Waldorf Querência de Ensino Fundamental recebeu, no dia 9 de novembro, o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. O prêmio, que é uma das maiores honrarias do município, foi entregue à unidade de ensino em uma solenidade no Plenário Ana Terra do Palácio Aloísio Filho. A homenagem foi proposta pelo Vereador Engenheiro Comassetto, que é pai de alunos da instituição.

Segundo o núcleo diretor do local, o troféu foi outorgado à instituição por sua pedagogia diferenciada, que se deve a metodologia Waldorf, que surgiu em 1919 na Alemanha e foi pensada pelo filosofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A principal premissa deste tipo de pedagogia, que encoraja a criatividade, é integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.

A escola está sediada no bairro Jardim Isabel, na Zona Sul de Porto Alegre, e funciona desde 2005. A Waldorf Querência atende, atualmente, mais de 100 alunos entre 7 e 14 anos, distribuídos em oito turmas. O currículo da escola é bem abrangente e a partir do 5º ano do ensino fundamental os alunos também têm aula no turno inverso.

De acordo com a integrante do núcleo diretor e professora da escola, Nice Nocchi, este tipo de pedagogia abrange o ser humano como um todo, visualizando todos os seus aspectos. “Seguimos as bases curriculares nacionais, o que muda é o modo como este conhecimento é passado”, esclarece Nocchi, ao relatar que este prêmio foi uma grande vitória e fruto do trabalho árduo para o reconhecimento do sistema educacional Waldorf e da escola na comunidade porto-alegrense. O Troféu Câmara Municipal veio para coroar este reconhecimento. O currículo da escola é bem abrangente e a partir do 5º ano do ensino fundamental os alunos também têm aula no turno inverso.

A escola é administrada por um núcleo diretor formado por professores e pais de alunos. Depois de receber o troféu, a escola Waldorf Querência se prepara para os desafios do futuro, que pode incluir o jardim de infância e ensino médio na escola e a consolidação da outra sede, na Ponta Grossa. A unidade de ensino também realiza um bazar natalino aberto ao público no dia 26 de novembro.