3º B Com comemora 51 anos e homenageia os amigos

A data de 3 de novembro marca a criação do 3º Batalhão de Comunicações e foi lembrada em comemoração festiva nas dependências do 3º B Com sediado na Avenida Serraria, 2680, bairro Guarujá. Os presentes ao evento, militares da ativa e da reserva, além de familiares e amigos, viveram momentos de confraternização e emoção.

O comandante Coronel Valmor Dornelles Júnior e demais militares do Batalhão recepcionaram, com simpatia e atenção, em todos os momentos.

Inicialmente, os militares entoaram, com muita vibração, a Canção das Comunicações, depois o Cabo Maicon de Lima Padilha leu sua redação sobre o Batalhão, intitulada “51 Anos Fazendo a Diferença”, o  comandante Coronel  Valmor Dornelles Júnior fez um breve relato da história do Batalhão, foi entregue um Diploma de Amigo do 3º B Com para alguns agraciados, houve desfile dos militares da reserva, dos militares da ativa, apresentação de ordem unida sem comando, da Fanfarra do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, entre outras atrações. Todos estes momentos foram marcantes e encantaram tanto os militares, quanto os civis presentes.

militares-da-reserva-tambem-desfilaram-em-homenagem-ao-3-b-com-foto-guilherme-cruz-o-jornalecao

 

De acordo com as palavras do Coronel Valmor Dornelles Júnior, desde 1917 o Exército Brasileiro conta com o trabalho de transmissão de comunicações, ao ser criada uma subunidade de transmissão pelo 3º Batalhão de Engenharia da cidade de Cachoeira do Sul – RS, que participou de muitos momentos da história brasileira, como as Revoluções de 1930 e 1932 e a 2ª Guerra Mundial, entre outros. Até então, era constituído como um Batalhão itinerante, que passava por várias cidades.

comandante-cel-valmor-dornelles-jr-e-adilia-cruz-da-silveira-foto-sd-guimaraes

Em 3 de novembro de 1965, foi criado oficialmente o 3º Batalhão de Comunicações do Exército, de forma independente, tendo se estabelecido na Cidade de Rio Negro, estado do Paraná, e na cidade de Bento Gonçalves, no RS. Foi só em 1976 que veio para Porto Alegre, localizando-se, portanto, na Zona Sul há 41 anos.

Muitos jovens já passaram pelo seu quadro, compartilhando objetivos, profissionalismo, responsabilidades, superação de dificuldades, amor à Pátria e adquirindo conhecimentos que levaram para a vida.

Neste dia especial de comemoração de aniversário, foram homenageados civis, militares e entidades que cooperaram com a missão do Batalhão, recebendo o Diploma de Amigo do 3º B Com. O Jornalecão foi uma destas entidades homenageadas, e toda a nossa equipe sentiu-se muito feliz e honrada.

Parabenizamos o 3º B Com pelo ótimo serviço prestado nestes 51 anos ao Brasil e aos brasileiros que tem a ventura de passar por esta Organização Militar.