Celulares passam a ter 9 dígitos a partir de novembro

Depois que todos os outros estados acrescentaram o digito 9 antes dos números de celular, chegou a vez do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina fazerem o mesmo. A partir do dia 6 de novembro, todos os números celulares do país, independente da operadora, terão que integrar o dígito 9 na frente do número, seja para ligação local, nacional ou envio de mensagens de texto. Para ligar para o celular de O Jornalecão, por exemplo, através do número 8403.6513, o dígito 9 deverá ser acrescentado antes, ficando 98403.6513, ou seja, todos os celulares começarão com o dígito nove, independente de operadora ou de estado. A inclusão do 9° dígito não é válida para telefones fixos e rádios, que permanecem com números inalterados.  

O objetivo principal da alteração é ofertar maior base de números aos consumidores por meio do aumento da combinação resultante da inclusão de mais um dígito.

Período de adaptação – A partir do dia 6 até o dia 16 de novembro as ligações feitas com oito dígitos ainda serão contempladas. Após este período, durante um mês, as ligações realizadas sem o nono dígito não serão completadas, mas haverá um aviso de que o nove deverá ser digitado à frente do número do celular. Depois deste período, as ligações não poderão ser realizadas som o nono número.

Orientação – Todas as operadoras de telefonia estão disponibilizando aplicativos de uso gratuito para atualizar a agenda de telefones do aparelho celular com o novo número nove.