Porto Alegre recebe Unidade de Saúde Animal

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) realiza nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, a entrega da obra da Unidade de Saúde Animal (USA) Victória, após a conclusão da construção do prédio. Primeiro hospital veterinário público do Rio Grande do Sul (e também um dos primeiros no país), a USA Vitória atenderá gratuitamente animais cujos tutores comprovem baixa renda e é considerada fundamental para Porto Alegre, já que a questão animal envolve diretamente a saúde pública, o que exige ações do poder público, segundo a prefeitura.

Inicialmente, o planejado era inaugurar a USA Vitória em 2014, mas dificuldades burocráticas na obtenção das licenças, além de questões legais sobre a localização da unidade, na divisa territorial entre Viamão e a Capital, atrasaram o processo e adiaram o início das obras. Antes de estar apta a tender o público, a USA ainda depende da emissão do habite-se e do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), com previsão de entrar em funcionamento até o fim do ano.

O grupo de trabalho instituído pelo prefeito José Fortunati está definindo como será feita a administração da unidade e acertando os detalhes da contratação das equipes. A Unidade de Saúde Animal Victória fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, Parada 19 da Lomba do Pinheiro. Construída por um doador, contemplará cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120.

Leia também:
Porto Alegre se prepara para iniciar obras do hospital veterinário público