Ipanema recebe sua primeira Feira do Livro

Evento integrou o já tradicional Brique de Ipanema, que parte para sua 14ª edição

Mesmo que a Feira do Livro da Zona Sul, que acontecia no bairro Tristeza, não tenha ocorrido este ano, essa lacuna não ficou totalmente vaga. No dia 09 de outubro, um domingo ensolarado, a primeira Feira do Livro do bairro foi realizada junto ao já tradicional Brique de Ipanema, que chegou em sua 13ª edição. Com os custos das bancas de exposição e da divulgação divididos igualmente entre expositores do Brique, editoras, bibliotecas e autores independentes, sem nenhum investimento público e com total transparência na prestação de contas, a pequena Feira do Livro de Ipanema foi um sucesso, assim como tem sido o Brique, tanto para os participantes e realizadores, que puderam expor, vender e divulgar suas obras, quanto para o público, que ganha mais uma opção para conhecer o trabalho dos artistas da região, privilegiar a cultura local e fazer parte de uma cadeia de sustentabilidade na Zona Sul.

Além dos 43 expositores do Brique, a pequena Feira do Livro também trouxe para a orla de Ipanema a participação de 7 editoras (Eco Editorial, Editora Metamorfose, Editora Projeto, Tomo Editorial, Editora Vivilendo, Editora Libretos e Haja Luz Acervo Cultural Afrodescendente), de duas bibliotecas (Biblioteca Comunitária do Cristal e Biblioteca Pública Josué Guimarães) e a presença de 8 autores (Adriana Scherner, Ana Feliccia, Arthur Aveline, Fernando Cunha, Ismael Caneppele, Vanessa Conz e os dois patronos da primeira edição da feira, o escritor e jornalista Caco Belmonte e o cartunista e autor infantil Jean Pico).

Como já tem sido tradicional nas últimas edições do Brique, outras manifestações artísticas fizeram parte do evento: a participação dos atores Candy Santi e Vinicius Petry, com a peça “O beijo”, pela manhã, e o Grupo Vocal Mandrialis, com quatro peças musicais, no final da tarde. O personagem Alan Bari, da Turma do Guaíba, também esteve presente e encantou a garotada.

Para a idealizadora e realizadora do Brique e da Feira do Livro de Ipanema, Gestora Cultural e Conselheira Municipal de Cultura – SMC,  Marcia Morales, “a Pequena Feira do Livro de Ipanema foi a realização de um sonho como moradora do bairro que, desde a adolescência, atravessava a cidade para ir até a Feira do Livro na Praça da Alfândega, admirada com os livros dispostos nas pequenas bancas em uma única rua da praça. A possibilidade de promover a Pequena Feira do Livro de Ipanema junto com o nosso Brique surgiu da ideia lançada em uma de nossas reuniões que antecedem cada edição. Os expositores e expositoras acreditaram, apoiaram e se engajaram no projeto. Cada um colaborou como pode, desde a criação da divulgação do evento, até o empréstimo das mesas, da tesoura e das cordas utilizadas por nós no dia do evento, etc. A coordenação toda trabalhou unida junto aos Patronos. As editoras compreenderam desde o convite e o regulamento enviado por e-mail em formato de perguntas e respostas a simplicidade do nosso evento comunitário e a grandiosidade dos nossos objetivos. Comprova-se que os resultados foram satisfatórios e que mais pequenas feiras de livros podem surgir junto a outros briques com expositores de Artesanato, Artes plásticas, Alimentos artesanais na cidade, em datas distintas. Uma oportunidade de convívio informal e comunitário, com o que nos oferece de melhor o segmento da literatura”.

Uma edição extra do Brique Ipanema, a 14ª em menos de um ano de atividades, será realizada no dia 23 de outubro, das 10h às 18h, na orla de Ipanema, na Av. Guaíba, entre a Av. Laranjeiras e a Av. Jardim. Informações sempre através do e-mail [email protected].