Nossa Senhora Aparecida: 80 anos de fé e devoção

Texto de Beatriz Girardi

O Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, realiza de 3 a 11 de outubro novena em homenagem à Santa Padroeira do Brasil.

Vamos refletir cada noite da novena um capítulo da Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Amor na Família”. No dia 12 iniciamos às 7h30 missas de hora em hora. A tradicional carreata, um dos momentos mais significativos da festa, acontece às 9h30, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro Ipanema, seguida de um caminhão de som animando a procissão com cantos e orações. Por fim, a missa, às 10h30, presidida pelo nosso Arcebispo de Porto Alegre – Dom Jaime Spengler”, destaca o padre Rodrigo Wegner da Costa, pároco da igreja em entrevista a O Jornalecão.

Em 1717, na cidade de Paraíba, três humildes pescadores encontraram a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Desde então Maria se transformou na maior festa religiosa do país.

Em 2017 estaremos celebrando os 300 anos da fé em nossa Senhora Aparecida no Brasil. Vamos iniciar uma remodelação do Santuário com a construção da Torre da Igreja, novo velário e nova secretaria paroquial. Sendo assim, iremos  precisar da ajuda de todos os devotos, mas também das empresas e pessoas que acreditam que a fé muda para melhor a vida das pessoas”, enfatiza o padre Rodrigo.

 

capela-de-ipanema-em-1937-pintura-de-carlos-r-rosaA história da capelinha

Era o ano de 1931 quando o engenheiro Oswaldo Coufal comprou do senhor Otto Niemayer uma gleba de terras, às margens do rio Guaíba. Em homenagem à célebre praia carioca, o loteamento foi denominado Ipanema. Por decisão da Sra. Déa Cezar Coufal, dois lotes centrais foram destinados a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Em 19 de janeiro de 1936, inicia a construção.

 Padre Rodrigo  conta que o empenho dos veranistas, frequentadores do balneário de Ipanema, possibilitou no prazo de um ano a conclusão da pequena capela. Em estilo arquitetônico semelhante ao colonial espanhol, a celebração da primeira missa ocorreu em 3 de janeiro de 1937.  “Nela venera-se a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida adquirida na cidade de Aparecida do Norte pela senhora Déa Coufal que, segundo ela, a trouxe no colo como se fosse um de seus filhos“.

Com o passar do tempo, a capela teve que ser demolida e, na sequência, um prédio novo foi construído –  a atual Igreja Matriz, que teve a pedra fundamental abençoada pelo arcebispo de Porto Alegre, em 18 de dezembro de 1960. “Um projeto moderno e bastante arrojado para a época“, observa o padre Rodrigo.  Conforme o pároco, com o crescimento do número de devotos tornou-se necessário pedir  a Cúria Metropolitana a elevação do templo a categoria de Santuário. “O que foi concedido por ocasião da celebração da Solenidade da Imaculada Conceição, do ano de 1967, em missa presidida pelo Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Edmundo Kunz“.

De acordo com o presbítero, o Santuário conta com dezenas de pastorais que trabalham a dimensão espiritual, caritativa e educacional de crianças, com uma creche que atende 100 crianças em turno integral, um posto de saúde e a distribuição de cestas básicas para famílias carentes da comunidade.