Barco Cisne Branco retorna às atividades

Um grande passeio turístico da capital gaúcha está retornando suas atividades após oito meses de espera. O barco Cisne Branco, que teve de ser reformado após a tempestade que atingiu Porto Alegre em 29 de janeiro deste ano, foi reinaugurado na manhã de ontem, dia 27 de setembro, e, não por acaso, dia Mundial do Turismo. A reinauguração aconteceu no Cais do Porto e contou com a presença de diversas autoridades.

Entre as mudanças realizadas no barco, destacam-se o aumento da capacidade para 300 passageiros (além da tripulação) e maior acessibilidade, com a instalação de banheiros para portadores de necessidades especiais (PNE). A embarcação ainda recebeu outras melhorias, como novidades no sistema de som e luz e automação comercial. Segundo as responsáveis pelo projeto de restauração, as arquitetas Ágatha Arboitte e Monique Fontes, o projeto tem diretrizes baseadas em modernização e funcionalidade. 

Procuramos deixar tudo mais moderno e interessante”, contou a proprietária do Cisne Branco, Adriana Hilbig. “Todos que amam Porto Alegre sabem que o Cisne Branco faz parte da cidade”, avaliou.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, lembrou da importância do Cisne Branco para a cidade, já que foi o primeiro barco de turismo da capital e funciona há 38 anos. “O resgate do Cisne Branco é um resgate ao Guaíba.  O Cisne Branco tem um papel fundamental que é fazer com que os turistas, e até mesmo os próprios moradores, conheçam Porto Alegre e a Orla

Na reinauguração do barco, o público presente pode visitar o Cisne Branco e ver as melhorias realizadas.  Houve ainda uma apresentação da banda Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul sob a regência do Maestro Telmo Paulo Jaconi.

O Cisne Branco ficará aberto para visitação gratuita nesta última semana de setembro e suas atividades normais de passeio estão previstas para reiniciarem já no mês de outubro.  O horário de visitas é das 9h às 18h.