Associação Cultural Artesanato Guarisse – ACAG

Ao honrar a memória de Arthur Guarisse, cujo falecimento ocorreu no dia 6 de setembro de 2016, e dar prosseguimento ao “Projeto Guarisse” para o qual o senhor Arthur muito contribuiu com os seus relatos e o seu acervo de documentos, reportagens e objetos, decidimos criar a Associação Cultural Artesanato Guarisse – ACAG, para funcionar no mesmo local cedido pela Associação Gaúcha de Artes Integradas – AGAI, no prédio C, na Rua Landel de Moura, 430, onde já acontece a exposição de objetos criados e confeccionados por artesãos na antiga fábrica do “Artesanato Guarisse”, ou o “Artesanato de Móveis e Luminárias Guarisse Ltda”, que funcionou no lugar – com filiais de lojas constituídas entre as décadas de 1970 e 1990 nas cidades de Gramado, Rio de janeiro, São Paulo e Torres (onde também havia uma pequena fábrica). Esses objetos em exposição permanente costumam ser visitados há dois anos pela comunidade nos eventos promovidos pelas entidades que hoje ocupam os quatro prédios que pertencem ao governo estadual e são administrados pela Secretaria Estadual de Cultura. A maioria dos objetos em exposição foi doada por sr. Arthur ou por antigos consumidores que residem na capital para o projeto “Memorial Guarisse” que, junto à nova associação, aos registros em livro e ao projeto de um filme-documentário, entre outras ações e projetos em andamento – como a criação de Brique de Ipanema inspirado no “Mercado de pulgas” idealizado pelo senhor Arthur Guarisse e que deu origem ao Brique da Redenção -, compõem o “Projeto Guarisse”.

O “Projeto Guarisse” visa, principalmente, o resgate e a preservação das memórias do “Artesanato Guarisse”, com referências às diversas fases de criação, produção, comercialização e consumo dos objetos Guarisse. Mas, para além do resgate das memórias culturais referentes ao “Artesanato Guarisse” junto a população que é entrevistada e participa da pesquisa ao oferecer relatos orais ou escritos, objetos, registros fotográficos, etc, entende-se que é possível evidenciar as técnicas artesanais e os materiais utilizados, os modos de operar e de organizar uma oficina, as relações do “Artesanato” com a produção e a gestão cultural, entre outros. A partir da nova associação, pretende-se propor ou recepcionar projetos que promovam além do aperfeiçoamento técnico dos artesãos, a ampliação dos seus conhecimentos na área da Cultura, através do trabalho junto aos associados, aos convidados ou parceiros, com o apoio da Associação Gaúcha de Artes Integradas – AGAI, que generosamente emprestará as salas disponíveis em sua sede.

Ademais, a Associação Cultural Artesanato Guarisse – ACAG poderá contribuir com a valorização e o fortalecimento do “Artesanato” enquanto setorial no estado do Rio Grande do Sul, junto à SEDAC, a partir do desenvolvimento de ações em conjunto com outras associações ou instituições municipais, estaduais, nacionais e transnacionais que auxiliem o andamento de iniciativas destinadas aos profissionais artesãos (Lei Nº 13.180, de 22 de outubro de 2015), para que esses indivíduos e grupos possam trabalhar amplamente inseridos nos contextos contemporâneos das economias solidária e criativa.

Desde já, em um abaixo-assinado, colhemos assinaturas de apoio à criação da nova associação. Quem assina é convidado a participar como associado da Associação Cultural Artesanato  Guarisse – ACAG, que irá funcionar em uma das salas do Prédio C – junto a AGAI, à Rua Landel de Moura, 530, no bairro Tristeza – e a receber por e-mail informações sobre o andamento da nova associação. A quem deseje informar-se, o nosso contato é por e-mail [email protected] ou telefone celular (51) 91432165.

 

Marcia Morales Salis - Arquivo Pessoal

 

 

 

Marcia Morales Salis
Moradora do bairro Ipanema, Gestora Cultural e
Delegada pelo RGS no Colegiado Setorial Artesanato do CNPC-MinC
[email protected]