Escola Dr. Miguel Tostes completa 68 anos de integração social na Zona Sul comemorando Olimpíadas

Na semana entre 22 e 25 de agosto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Miguel Tostes, localizada na Rua Déa Coufal, 1000, em Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, realizou sua Olimpíada escolar, como parte da comemoração de seus 68 anos de atividades a serviço da comunidade. Com algumas diferenças em relação a outras escolas, a Miguel Tostes tem como sua principal característica o atendimento de alunos em situação de maior vulnerabilidade social, assim como crianças de abrigo, que cumpram medidas socioeducativas, que tenham problema de ajuste social ou que vivam em situação de risco, além de jovens e crianças portadores de dislexia, dislalia, déficit de atenção e comprometimento psíquico (que precisam fazer uso de medicação controlada e frequentemente precisam ser internados em hospitais). A escola Miguel Tostes também recebe os alunos que vêm de outras escolas por problemas de aprendizagem, indisciplina e defasagem na idade ou série.

Estas características fazem com que a escola tenha uma grande rotatividade de alunos durante o ano letivo e um trabalho pedagógico diferenciado, que busca atender a todos que chegam. As características que refletem o trabalho pedagógico desenvolvido na escola têm como prioridade o acolhimento do aluno e a preocupação em aceitar as diferenças, preocupando-se em desenvolver uma avaliação diagnóstica e descritiva que facilita a progressão e o avanço dos alunos ao longo do aOlímpiadas vôlei - Escola Miguel Tostes - Divulgaçãono letivo. A política pedagógica que orienta o trabalho em aula prevê um número reduzido de alunos por sala, permitindo um atendimento mais direcionado, que agiliza a solução de impasses e conflitos. Além da direção, à cargo da professora Carmem Lucia Bertoni Andrade, são 13 professores, uma merendeira e uma atendente geral para atender os cerca de 102 alunos que atualmente fazem parte da escola. Além de oferecer aulas normais de cada etapa e disciplina, os alunos recebem aulas específicas de Artes (incluindo música), Educação Física e Informática. Na biblioteca da escola, que conta com excelente acervo, também é realizada regularmente a “Hora do Conto”. Para o atendimento dos alunos no turno inverso, a escola conta com uma sala de recurso, um espaço dotado de equipamentos e recursos pedagógicos, onde o atendimento é realizado individualmente ou em pequenos grupos – para aqueles que apresentam necessidades educacionais semelhantes. O trabalho pedagógico desenvolvido na sala de recursos, de natureza suplementar (no caso de alunos superdotados) e complementar (para os alunos com necessidades educacionais especiais), é conduzido por um professor especializado e segue as normas da legislação vigente, atendendo não apenas as necessidades educacionais dos alunos da própria escola Miguel Tostes, mas também das escolas próximas que não possuem o mesmo atendimento.

Embora enfrente dificuldades como todas as instituições públicas estaduais de ensino enfrentam atualmente, a dedicação para buscar condições de receber todas as crianças e jovens encaminhados torna ainda mais louvável o trabalho diferenciado e inclusivo que a Escola Miguel Tostes realiza. Com a certeza de que também falamos por nossos leitores, queremos parabenizar pelos 68 anos e agradecer pelo belo trabalho!