Lendas folclóricas da Zona Sul

Em 22 de Agosto comemora-se o Dia do Folclore

Folclore é o conjunto de ritmos, danças, mitos e lendas que as pessoas passam oralmente de geração para geração. Muitas lendas nascem da pura imaginação das pessoas com o objetivo de passar mensagens importantes, para dar explicação de fatos misteriosos ou sobrenaturais, ou até mesmo para assustar.
No Rio Grande do Sul temos várias lendas, como:  o Negrinho do Pastoreio, o João-de-barro, o Quero-quero, o Boitatá, o Sepé Tiarajú, a Erva-mate, a Salamanca do Jaraú,entre outras.
Na Zona Sul de Porto Alegre também existem algumas lendas, as mais conhecidas são A Moça que dançou depois de Morta (do Bairro Glória) e A Moça de Vermelho (do Bairro Cavalhada e Vila Nova).

Você conhece?

 

A MOÇA DE VERMELHO

Num ponto de táxi que fica na Rua Otto Niemeyer, esquina Cavalhada, conta-se que às vezes aparece uma moça lindíssima, usando um vestido vermelho, à noite. Dizem que ela entra no táxi e manda tocar para um lugar qualquer que passe pelo Cemitério Vila Nova, da Av. Monte Cristo, mas, ao passar por este, ela simplesmente desaparece!

Vários taxistas porto-alegrense, muitos dos quais vivos até hoje transportaram a moça-fantasma e contam esta história.

 

A LENDA DA MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA

Conta-se que um moço  foi a um baile, no bairro Glória, numa noite de sábado. Lá viu uma moça muito sozinha e triste e convidou-a para dançar. À meia noite foram embora e ele levou-a até sua casa que ficava perto do cemitério. No caminho ofereceu-lhe  seu casaco pois ela tremia de frio. Diante da casa a moça parou e entrou. Ele não pediu seu casaco de volta porque pretendia retornar no domingo e, quem sabe, iniciar um namoro.
No outro dia ele foi até a mesma casa e encontrou lá somente um senhor que lhe disse que ali não morava nenhuma moça. O rapaz olhou para dentro da casa e viu o retrato dela na parede. O senhor então disse-lhe que aquela era a sua filha, morta há um ano.
Os dois foram juntos até o cemitério e no túmulo da moça encontraram o casaco do rapaz….