Licença-Paternidade de 20 Dias

Agosto é o mês do Dia dos Pais e, como presente, os papais, nesse ano de 2016, ganharam de presente o sancionamento do aumento da licença-paternidade de cinco dias para 20 dias, valendo aos funcionários de empresas privadas e servidores públicos federais.

Conforme a nova legislação, a prorrogação da licença-paternidade será concedida ao trabalhador que pedir o benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento do filho. Já no caso de empresa privada, para conceder a licença-paternidade de 20 dias, deverá estar cadastrada no Programa Empresa Cidadã, do Governo.

Outro fator muito importante é que a nova regra também se aplica a quem adotar ou obtiver guarda judicial de criança de zero até 12 anos incompletos. Assim, os homens que adotarem filhos poderão ter a licença ampliada. Isso já valia para as mães.

Entretando, durante a licença-paternidade, será vedado ao beneficiado exercer qualquer atividade remunerada. O descumprimento dessa determinação acarretará o cancelamento da prorrogação da licença e o registro da ausência como falta ao serviço.

Como estamos chegando ao mês dos pais, o escritório de Advocacia Cecatto & Araujo Advogados deseja aos papais um feliz Dia dos Pais!

Para maiores informações ou outras dúvidas judiciais, estamos à disposição dos leitores de O Jornalecão. 

 

aurora-cristina-cecatto-arquivo-pessoal

 

Por Aurora Cristina Cecatto (consultora jurídica)

Cecatto & Araujo Advogados
Rua Paulo Derly Strehl, 101 – Ao lado do Zaffari da Juca Batista
Contatos: 3286-1192 / 8433-4922
E-mail: [email protected]
WhatsApp para informações imediatas: (51) 9808-4922