Ecobarreira já impediu que 33 toneladas de lixo chegassem ao Guaíba

Instalada de forma experimental no Arroio Dilúvio, entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva, em quatro meses de atividades a Ecobarreira já impediu que 33 toneladas de lixo tivessem como destino as águas do Guaíba, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.
A Ecobarreira foi instalada pela empresa Safeweb Segurança da Informação Ltda. em março deste ano, com apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Embora o novo Código de Limpeza Urbana de Porto Alegre diga que o descarte e o abandono de resíduos nas margens ou dentro de rios, córregos e arroios seja considerada falha gravíssima, com multa de até R$ 5.256,14, diariamente centenas de garrafas PET, sacos de lixo, pneus e frutas deterioradas são retidas na Ecobarreira e içados através de uma gaiola, para serem removidos do local pelo DMLU, o que indica, infelizmente, que muitas pessoas ainda enxergam os arroios como valões.