Cheiro e gosto da água potável em Porto Alegre geram reclamações

Assunto está sendo investigado e foi tema de reunião na Câmara

 

Reclamações de mau cheiro e gosto ruim na água potável estão sendo feitas em alguns bairros de regiões diferentes de Porto Alegre. O problema, apesar de pontual, preocupa a população que consome a água tratada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Por isso, o assunto foi tema de reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), realizada no dia 12 de julho, na Câmara Municipal.

Em um período de 90 dias foram mais de mil reclamações, o que levou à população a buscar esclarecimentos. Conforme avaliação do Dmae, três hipóteses podem estar motivando do problema: a poluição, a reação de substâncias e condições de saneamento precárias. Os resultados do encontro foram encaminhados, posteriormente, ao Ministério Público, que está realizando um inquérito sobre o caso (leia mais em www.camarapoa.rs.gov.br).

Além dos vereadores Lourdes Sprenger (presidente da Cosmam), Jussara Cony e Paulo Brum, convidados também debateram algumas possíveis causas do problema e apresentaram informações sobre o abastecimento de água na capital gaúcha. Entre os presentes, estavam: Rogério Ballestrin, engenheiro químico da equipe de Vigilância Sanitária da Prefeitura; Paulo Napoli, engenheiro civil e representante do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP); Sueli Van Der Sand, microbiologista e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Sérgio Celia, dermatologista do Hospital São Lucas da PUCRS; Alfredo Ferreira, representante da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); e Ivo Krauspenhar, presidente do Movimento Menino Deus Sustentável.